- Educação, Informação e Comunicação em Saúde
Jorgiane Correia Cabral
- 15 abr 2024
A ação se desenvolve na perspectiva que os alunos recolham e junte todo e qualquer tipo de materiais recicláveis, em especial garrafas Pet e as leve no transcorrer da Gincana para ser guardadas nas escolas. Ao final da Gincana, afere-se o peso dos materiais de cada aluno e estabelecimento de ensino e este material é vendido a preço de mercado a empresa de reciclagem. O dinheiro arrecadado é revertido em prêmios individuais, como bicicletas e tabletes e prêmios coletivos em espécie, as escolas, que tem utilizado esses recursos para melhorar a estrutura física e ambiente das instituições.Os objetivos desta ação têm duas vertentes sociais e de saúde presentes. Em específico, visa incentivar a formação de uma consciência ambiental, principalmente por parte das crianças, retirar e eliminar de vias públicas e domicílios, possíveis focos e criadouros do mosquito Aedes Aegypti e consequentemente a redução dos casos de dengue, febre da chikungunya e febre do Zika Vírus e contribuir de forma significativa com o meio ambiente na reutilização de materiais recicláveis.
Trata-se de uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental em parceria com o Instituto Tucano, uma empresa de reciclagem do município de Ipameri- Goiás, Secretaria Municipal de Educação, Regional Estadual de Ensino e escolas públicas municipais e estaduais e particulares do município. Esta estratégia se inicia no primeiro dia útil do mês de fevereiro e se estende até o último dia útil do mês de novembro.
Portanto, trata-se de uma ação de custo benefício satisfatório, que atende uma demanda ambiental e impacta diretamente nos indicadores epidemiológicos, dos casos de dengue, febre dachikungunya e febre do Zika Vírus.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO