Olá,

Visitante

Comunidade de Práticas de Vigilância Sanitária

A Comunidade de Práticas de Vigilância Sanitária (CoP Visa) busca ser uma das muitas estratégias existentes de divulgação e troca de experiências e práticas dos serviços, trabalhadores e gestores da Vigilância Sanitária, contribuindo com o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Embora muito antiga, ao longo do tempo, a vigilância sanitária tem se transformado, acompanhando as mudanças sociais e econômicas, a evolução da ciência e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Na CoP Visa, são bem-vindas todas as experiências que possam contribuir para a proteção da saúde, seja melhorando a qualidade dos serviços e bens de interesse da saúde ou contribuindo para a melhor qualidade de vida da população por meio da minimização dos riscos sanitários nas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária.

Neste espaço, podem ser discutidas estratégias para melhor organizar as práticas nos serviços de vigilância sanitária e dos laboratórios, articulações exitosas com outros órgãos do SNVS, do SUS e da sociedade, nacionais e internacionais, construção de instrumentos regulatórios e normas sanitárias que ajudem na proteção da saúde, pesquisas, participação social, bem como de práticas de educação e capacitação das equipes de Visa, dos trabalhadores, do setor regulado e da população.

Assim, são critérios para a seleção de experiências: iniciativas que possam ser replicadas em outros locais; que tragam a avaliação do resultado final em termos de benefício para os serviços, trabalhadores ou população; que proponham estratégias/ações para melhoria da qualidade de bens e serviços e/ou para a proteção da saúde; e práticas não exitosas que tragam reflexões importantes para a Visa.

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) idealizaram a criação da Comunidade de Práticas de Vigilância Sanitária na Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, esperando que a este movimento inicial possam se agregar outros parceiros importantes para fortalecer esta rede colaborativa.

Agenda de Atividades

30 jun 2023

Atividades

Em breve uma nova atividade

Práticas dessa Comunidade

Práticas
Tabuleiro Educativo do Fiscal Mirim: instrumento de sensibilização do campo de atuação da vigilância sanitária municipal
Pernambuco

Publicações

Publicações
Boletim Anvisa Pós mercado – Boletim Informativo de Monitoramento Pós-Mercado