As arboviroses são doenças infecciosas graves e de incidência crescente em nosso estado, e em particular no município de Barra do Pirai (RJ), com potencial de tornar-se um grande problema de saúde pública, por ter se tornado endêmica, apresentando-se durante todos os anos e observando-se um aumento em todos os verões.
A melhor e única forma atual de combate às arboviroses é a prevenção, através do combate ao vetor Aedes aegypt, pois a picada deste mosquito é a única forma de transmissão da doença, ainda não temos vacinas disponíveis para todos. Portanto, é essencial que ocorram campanhas regulares de conscientização de toda população, de combate ao mosquito em seus criadouros, inspeções domiciliares, educação em saúde e mobilização social. O Projeto Arboviroses Zero tem como objetivo estrategicamente articula ações conjuntas entre as equipes da ESF, escolas da rede pública de ensino partindo do pressuposto de que esta última se constitui em espaço privilegiado para disseminação de informação, de construção do conhecimento de formação de sujeito, possibilitando ampliar o alcance e o impacto das ações de promoção da saúde relativas aos estudantes, suas famílias e a comunidade.
A realização de ações educativas de promoção da saúde nas escolas é uma Iniciativa que vem se desenvolvendo lentamente nas escolas municipais e temos como escopo atingir as escolas particulares tais como outros espaços públicos e privados onde possamos ampliar o conceito dos “10 minutos que salvam vidas” no controle do Aedes aegypti e na prevenção das arboviroses.
O projeto teve início em novembro de 2022, a equipe de Educação em Saúde leva de uma a duas semanas em cada escola, onde foram abordados temas como meio ambiente, ações integradas de educação em saúde, medidas de controle e prevenção da dengue, chikungunya e zika vírus, recomendações do Ministério da Saúde, por meio de palestras e atividades que englobam a biologia do mosquito, transmissão transvoariam, principais depósitos, atividades lúdicas (músicas, danças com coreografias, cartazes, teatros e um a culminância com apresentações na Escola e Mobilização social pelo bairro com faixa, cartazes e distribuição de folders. Na sala de aula as atividades se diversificam de acordo com as faixas etárias, mas sempre culminando na mobilização social.
O aumento dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, que ocorre tanto em residências como em espaços comunitários é um risco potencial para arboviroses.
Proporcionou conhecimento sobre as arboviroses, o que contribuiu para a sensibilização dos alunos e da comunidade sobre os 10 minutos que salvam vidas.
Rua Moreira dos Santos, 768 - Química, Barra do Piraí - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO