- Educação, Informação e Comunicação em Saúde
Jorgiane Correia Cabral
- 15 abr 2024
A busca de estratégias de controle vetorial sem o uso de inseticidas são cada vez mais importantes. Desse modo o objetivo desse trabalho é mostrar que o método de controle biológico com peixes larvófagos pode ser um grande aliado no combate aos vetores da dengue podendo ser aplicado pela população com ajuda dos agentes de saúde promovendo a redução de focos de mosquitos nos tipos de recipientes onde são introduzidos.
Objetivos:Demonstrar a aplicabilidade do método pelos agentes de saúde e a população.
O aumento dos casos de dengue no Brasil e a falta de vacinas e medicamentos para tratar a mesma nos remete cada vez mais a buscar metodologias e abordagens de prevenção e controle dos vetores eficazes e que seja aplicável pela população. Alguns pesquisadores descrevem como um dos motivos relacionados ao aumento das epidemias de dengue a resistência dos vetores aos inseticidas, devido ao uso prolongado e exagerado pelos programas de controle vetorial do Ministério da Saúde e pela população.
Metodologia:1. Capacitação dos agentes de saúde sobre o que é controle biológico e sua aplicação em campo no combate a dengue
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO