O objetivo deste trabalho é avaliar a adesão da população masculina aos atendimentos de saúde, através de oferta de assistência em Campanhas de Promoção a Saúde e a Prevenção de agravos que acontecem em horários diferenciados e simultaneamente as campanhas preventivas femininas. Sensibilização do público-alvo através de orientações sobre a importância da prevenção e da divulgação das campanhas realizadas no âmbito domiciliar. Planejamento das ações relacionadas aos atendimentos ofertados nas campanhas, por unidade de saúde, conforme características da população pertencente e área de abrangência. Mobilização multiprofissional entre os departamentos da Secretaria Municipal de Saúde para diversificação dos procedimentos ofertados. Monitoramento das ações realizadas e avaliação de efetividades dessas ações. Análise situacional da população masculina, por unidade de saúde e da procura por atendimentos de consultas médicas ou de enfermagem nessas unidades. Análise da procura por atendimento médico na UPA do município, pela população estudada, nos meses que antecederam o início das campanhas mistas. Foram acessados os dados do Sistema de Gerenciamento de Informações e Prontuário Eletrônico (WINSAÙDE), utilizado pelo município. A viabilidade desse projeto deu-se, devido à necessidade de inclusão e ampliação de acesso ao público masculino aos atendimentos relacionados à promoção de saúde e prevenção de agravos, promovido nas unidades de saúde da família. As campanhas noturnas direcionadas as mulheres são tradicionais no município de Pinhais e acontecem naturalmente em todas as unidades de saúde. Os profissionais de saúde que organizam as campanhas perceberam que, na busca por atendimentos em horários noturnos, as mulheres sempre compareciam acompanhadas por algum familiar do sexo masculino. Diante disso, a Secretaria de Saúde do município decidiu inserir o atendimento masculino, juntamente com o atendimento à saúde da mulher e para atender a esta demanda, as campanhas mistas tiveram início em 2013 ofertando coleta e solicitação de exames às mulheres além de oportunizar consultas médicas e de enfermagem também aos homens. Os atendimentos masculinos acontecem sempre com agendamento prévio, realizado pelos agentes comunitários de saúde, que durante as visitas domiciliares divulgam as campanhas e enfatizam a importância da população masculina participar e inserir em seus hábitos de vida a prevenção.
A ampliação do acesso aos serviços de saúde para a população masculina desafia gestores e profissionais da área da saúde, gerando discussões em torno de como tornar atrativas as ofertas de assistência na atenção primária. O objetivo é reduzir as morbimortalidades que atingem essa população devido ao contexto de invulnerabilidade, demonstrada nas práticas cotidianas de risco assumidas pelos homens em suas relações sociais.
Avaliados os resultados apresentados pelo presente estudo, observou-se que a oferta de atendimentos a população masculina em horário noturno oportunizou a inclusão e o acesso desses usuários a cuidados preventivos e a promoção da saúde. Percebe-se a dificuldade que os homens na faixa etária de 20 a 59 anos têm em disponibilizar tempo para cuidar da saúde, onde o trabalho é posto como prioridade e a procura por atendimento de saúde é relacionada com vulnerabilidade e fraqueza. O departamento de assistência a saúde do município de Pinhais, inseriu as campanhas noturnas mistas no planejamento de 2014 e a programação acontecerá durante todo o ano. Notadamente essa proposta de atenção a saúde a população masculina revela-se como uma ferramenta facilitadora e inclusiva que deve ser utilizada em todos os serviços que procuram expandir os cuidados relacionados a saúde do homem adulto, preconizando alcançar a promoção da saúde de toda a família.
Rua Guilherme Weiss, 323 - Estância Pinhais, Pinhais - PR, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO