Sala de situação da Secretaria Municipal de Saúde (DF)

A Secretaria de Estado de Saúde possui 393 estabelecimentos de saúde no Distrito Federal, sendo que apresenta funcionamento 24 horas por dia nos 7 dias da semana em mais de 100 unidades de saúde. São mais de 33.000 servidores em atividade que geram um volume muito grande de dados relacionados à saúde da população do Distrito Federal, região metropolitana e do Brasil, atendidas na Rede SUS. O grande desafio da SES (DF) é compartilhar informações gerando conhecimento sobre a situação de saúde para subsidiar a tomada de decisão e aumentar a transparência ativa da Secretaria de Saúde.

Disponibilizar dados/informações por meio do endereço eletrônico https://salasit.saude.df.gov.br/, de forma a promover o conhecimento sobre a situação de saúde, subsidiar à tomada de decisão e aumentar a transparência ativa da secretaria de saúde. A sala de situação foi criada com ferramentas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) livres de forma a promover a troca de conhecimento entre instituições públicas, ampliando sempre que possível sua utilização, em alinhamento com as diretrizes da infraestrutura nacional de dados abertos (Inda), da infraestrutura nacional de dados espaciais (Inde) e da estratégia internacional para o governo aberto (ogp). A sala de situação apresenta informações em diversos formatos como tabelas, gráficos, mapas, documentos técnicos e relatórios estratégicos. As informações estão organizadas em forma de painéis e mapas. Cada painel da sala tem um link para a biblioteca eletrônica scielo que abrange uma coleção de periódicos científicos brasileiros.

Coleta e tratamento de dados de forma centralizada e automatizada, garantindo maior acurácia na produção de informações estratégicas para a gestão. Centralização da disseminação de informações da SES (DF) para o público interno e externo, visando segurança da informação. Compartilhamento e o gerenciamento das informações geradas no âmbito da SES (DF) para subsidiar a gestão e a tomada de decisão. Aprimoramento de uma cultura organizacional de política de gestão do conhecimento na SES (DF). Aumento da transparência ativa da SES (DF) em 70%. Todos os painéis publicados são validados pelos gestores da informação das áreas técnicas responsáveis. O monitoramento da atualização dos dados é realizado diariamente por meio de um painel interno de atualização de índices. Os conteúdos publicados são revisados pela área técnica sempre que necessário. A periodicidade de atualização automática depende da natureza da informação e pode ser diária, semanal, mensal ou anual.

Principal

Ricardo Gamarski

ricardo.sesdf@gmail.com

Coautores

Ricardo Gamarski

A prática foi aplicada em

Brasília

Distrito Federal

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria de Saúde do Distrito Federal

SES - Asa Sul, Brasília - DF, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Márcia Benévolo Jovanovic

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

20 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas