Olá,

Visitante

Atendimento nutricional integrativo em um ambulatório de terapias naturais e complementares no sul do Brasil

Atualmente a abordagem nutricional tem um olhar mais amplo sobre o comer e a forma de como nos relacionamos com a comida. As situações adversas da vida, os aspectos emocionais influenciam os hábitos e as escolhas alimentares. Dessa forma, a nutrição vai além do aspecto puramente fisiológico de nutrir as células do corpo. Neste contexto, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde e incorporadas no Sistema Único de Saúde, são abordagens terapêuticas com objetivo de prevenir agravos, promover e recuperar a saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade (Ministério da Saúde, 2023). O trabalho tem como objetivo apresentar os dados quantitativos do atendimento nutricional com uso das PICS em um ambulatório, no sul do Brasil. Trata-se de um relato de experiência, realizado no Ambulatório de Terapias Naturais e Complementares, da Rede de Saúde da Divina Providencia, de janeiro a dezembro de 2023, localizado no bairro cascata, em Porto Alegre, RS. O ambulatório atende a comunidade local e os usuários encaminhados das Unidades de Saúde administradas pela rede de saúde da Divina Providencia. Os atendimentos foram registrados em prontuário físico e em formulário eletrônico. Os dados foram coletados e computados a partir do registro do formulário eletrônico dos atendimentos e das PICS realizadas pela nutricionista

O relato apresenta o atendimento nutricional associado as práticas integrativas em um ambulatório de gratuidade no Sul do Brasil.

Foram realizados 772 atendimentos, 731 consultas, sendo 657 de assistência nutricional, 12 acolhimentos e 29 visitas domiciliares. Nos atendimentos foram associadas e aplicadas as seguintes PICS: 590 cromoterapia, 509 aromaterapia, 269 homeopatias, 269 florais de Saint Germain, 124 fitoterapias, 182 auriculoterapia, 109 musicoterapia, 63 Reiki e 29 relaxamentos guiados, de acordo com a necessidade de cada paciente. Além das consultas foram realizadas atividades em grupo com meditação, oficinas culinárias e educação nutricional, sendo assistidas um total 1004 pessoas da comunidade.

Os hábitos alimentares, a forma, quando e quanto comer, sofrem influências de diversos fatores, como: a cultura, hábito familiar, ciclo da vida, crenças, celebrações, questões sociais e principalmente as questões emocionais. Considerando que as emoções influenciam o comportamento alimentar, torna-se necessário uma nova abordagem junto aos pacientes. Neste novo modelo terapêutico, com a visão integrativa, incluímos as PICS, que corroboram para auxiliar o tratamento dos pacientes, visto que as práticas consideram os aspectos mentais, emocionais, espirituais, além dos aspectos físicos. Entendemos que a saúde é um aspecto mais amplo, onde torna-se necessário compreender as questões globais que envolvem a vida do paciente, além dos aspectos físicos e biológicos. Portanto, precisamos refletir sobre a importância de uma formação mais ampla, para compreender o adoecimento e a relação saúde doença, bem como a relação dos aspectos comportamentais relacionados com a comida e o comer emocional. Atualmente o Conselho Federal de Nutrição dispões de legislações que orientam a formação do profissional nutricionista nas PICS (Resolução 679, 680, 681 de 2021 do CFN). O relato apresenta as atividades desenvolvidas pelo profissional nutricionista ou terapeuta nutricional, que além da formação acadêmica, da ciência nutricional, inclui nos atendimentos as PICS, que auxiliam e complementam o tratamento do paciente.

Principal

Ana Amélia Machado Duarte

anamachadoduarte@gmail.com

Nutricionista e terapeuta

Coautores

Ana Amélia Machado Duarte, Débora Arregui

A prática foi aplicada em

Todos os Estados (Sul)

Sul

Esta prática está vinculada a

RUA FRANCISCO MARTINS N.9 BAIRRO, CASCATA - PORTO ALEGRE (RS)

Uma organização do tipo

Terceiro Setor

Foi cadastrada por

Ana Amélia Machado Duarte

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

24 abr 2024

e atualizada em

24 abr 2024

Início da Execução

01/01/2023

Fim da Execução

31/12/2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba