- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
A ronda de segurança do paciente é um ritual estruturado, sistemático, multiprofissional que busca resolver situações que afetem a segurança do paciente. A ronda ocorre em três níveis sendo o nível 1, multiprofissional, operacional e a beira-leito em todas as unidades assistenciais. De forma objetiva, as situações de risco ou que podem afetar a segurança do paciente nas próximas 24h são colocadas para a solução imediata. A ronda nível 2 é multiprofissional, ocorre de forma online e é momento de alerta para possíveis riscos de eventos Adversos, dessa forma os médios gestores retornam as soluções ou encaminhamentos.
Na ronda nível 3, problemas não solucionados são discutidos com a direção para facilitação, auxílio em contingência ou outras ações necessárias para a mitigação do risco.
Na ronda de segurança do paciente é possível um panorama do Hospital quanto a recursos humanos, demanda, fluxo de pacientes, acesso e as circunstâncias de risco que podem afetar o funcionamento da instituição ou causar dano.
O pré-requisito para uma boa ronda é conhecer os riscos da população dos pacientes internados e com esse objetivo o Hospital desenvolveu a um painel eletrônico e automatizado com informações provenientes do prontuário do paciente. O painel possui cerca de 30 informações referentes ao risco propriamente dito, fluxo dos pacientes, EA, chamados de TRR (time de resposta rápida) e utilização de recursos avançados.
Oportunidades:
1. Proporcionar as informações de rico ao paciente, fluxos, EA e outras informações relevantes para a gestão assistencial; a equipe multidisciplinar no beira-leito.
2. Concentrar as informações de Segurança do Paciente nas 24h, através da realização das RSP para a totalidade dos pacientes internados na Instituição.
1. Redução de EA através do acompanhamento, implantação e vigilância constantes.
2. Redução de falhas de registro no prontuário do paciente.
3. Agilidade na obtenção das informações de segurança que necessitam intervenção ou encaminhamento nas 24h.
A recomendação é a implantação da ronda de segurança do paciente nas unidades de saúde e se possível, o desenvolvimento de painel eletrônico para o gerenciamento dos riscos.
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