- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Entre as atribuições do cirurgião-dentista na Estratégia de Saúde da Família (ESF) estão capacitar as equipes em saúde bucal, realizar visitas domiciliares, busca ativa de lesões bucais e assegurar tratamento integral ao usuário. A partir de dois casos resultantes em óbito por diagnóstico tardio de câncer bucal, no território adstrito da ESF Dr. Sílvio Bezerra de Melo, município de Currais Novos (RN), no ano de 2018, e observando a baixa participação dos dentistas nas visitas domiciliares, despertou-se a necessidade de conscientizar a equipe e população à importância do autoexame e visitas regulares ao dentista. Nesse sentido, a visita domiciliar surgiu como uma forte estratégia para chegar à população e garantir acesso à saúde, principalmente daqueles mais distantes e com difícil deslocamento à ESF, e executar práticas de promoção e prevenção em saúde e de cuidados domiciliares, destacando a importância e os benefícios desta prática para a comunidade e a equipe de saúde.
Relatar a experiência de cirurgiãs-dentistas que encontraram nas visitas domiciliares compartilhadas uma forma de garantir acesso à saúde da população mais distante ou de difícil deslocamento à ESF, destacando a importância e os benefícios desta prát Idealizado por cirurgiãs-dentistas residentes atuantes na área da ESF Dr. Sílvio Bezerra de Melo, em Currais Novos (RN), de abril a agosto de 2018, o projeto Promovendo Saúde e Espalhando Sorrisos foi iniciado com a capacitação da equipe sobre o tema câncer de boca. A partir daí, os agentes comunitários de saúde selecionavam o público a ser visitado, priorizando a população de risco para a doença. Durante as visitas multiprofissionais eram realizadas escuta inicial, avaliação de medicações em uso, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação odontológica, solicitação de exames e orientações apropriadas. Além disso, eram feitos encaminhamentos e marcados atendimentos necessários com os profissionais da Unidade ou da Rede de Saúde.
Foram realizadas 108 visitas, sendo diagnosticados 13 casos de queilite actínica, 12 lesões vasculares, 11 lesões brancas, 7 acastanhadas, 7 casos de estomatite nicotínica, 6 candidoses, 5 pacientes com Síndrome do Ardor Bucal, 4 com xerostomia, 2 fibromas, 2 lesões eritematosas, 2 queilites angulares, 1 lesão bolhosa e 1 lesão acinzentada. Ainda, 33 pacientes tinham necessidade de terapia odontológica básica, os quais estão sendo atendidos na ESF. Foram feitos 22 encaminhamentos ao Centro de Especialidades Odontológicas do município, incluindo os serviços de prótese dentária e Diagnóstico Bucal. Quanto às comorbidades identificadas, 59 pacientes eram hipertensos, 25 diabéticos, 9 cardiopatas e 21 fazem uso contínuo de psicotrópicos. A inserção do cirurgião-dentista nas visitas domiciliares deve ser incentivada, já que proporciona o fortalecimento de vínculo profissional-população, contribui para maior procura e adesão ao cuidado odontológico, favorece a promoção e prevenção de saúde bucal e permite o diagnóstico precoce de lesões potencialmente malignas ou malignas. A prática compartilhada com a equipe multiprofissional fortalece o trabalho interdisciplinar, a educação permanente e integralidade do cuidado aos usuários.
Santa Maria Gorete, Currais Novos - RN, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO