Oficina de Culinária Terapêutica do SUS: saberes e sabores

Apesar de a obesidade estar relacionada a fatores genéticos, há importante influência significativa do sedentarismo e de padrões alimentares inadequados no aumento dos índices brasileiros. Forte aliado na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, o consumo de frutas e hortaliças está sendo deixado de lado por uma boa parte dos brasileiros. Apenas 22,7% da população ingerem a porção diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de cinco ou mais porções ao dia. Outro indicador que preocupa é o consumo excessivo de gordura saturada. O Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel) mostra, ainda, que o envelhecimento da população reflete positivamente na alimentação do brasileiro. De acordo com as pesquisas de 2016 as doenças crônicas avançaram nos últimos 10 anos: aumento de 61,8% de diabetes, e de hipertensão 14,2%. É necessária a implementação urgente de estratégias efetivas para combater as epidemias de obesidade e diabetes.

Estimular a comunidade em geral a adotar hábitos alimentares saudáveis e comportamentos de auto cuidado na prevenção às DCNT e obesidade. Incentivar os grupos familiares na cooperação mútua e conhecimento nutricional. Prevenir transtornos alimentar Realizar oficinas de culinária orgânica com a arte educadora, nutricionista nas salas de esperas das UBS com abordagem teatral do gênero comédia de arte, teatro de bonecos, musicoterapia, poesias. Propiciar aos participantes a degustação em copos de 50 ml. Divulgar as receitas entregando a cada usuário um impresso da mesma, com as explicações dos valores nutricionais. Parceria com universitários de Medicina, artistas locais, ACS. Disponibilizar uma mesa com livros referentes à alimentação saudável. Interagir com o público na confecção das receitas. Estimular grupos hiperdia, as crianças e adolescentes e a família como um todo na troca de saberes. Encaminhar usuários propensos às DCNT para matriciamentos e criar PTS para os mesmos.

Em funcionamento desde janeiro de 2018, a Oficina é muito solicitada em eventos como Dia da Nutrição, Dia Mundial da Saúde, Ações na zona rural etc. Vivenciamos a interação da comunidade com os profissionais do SUS, e o interesse pelas receitas realizadas e a multiplicação da mensagem proposta. Verificamos ainda que as pessoas se divertem durante as ações, melhoram o humor, interagem com os personagens. Ampliou horizontes, além de atingir o objetivo proposto, tem oportunizado a inserção de diversos assuntos, como dengue, H1N1, higienização das mãos, cultura de paz, saúde do homem, saúde da mulher, práticas de atividades físicas, etc. A fase II da Oficina está funcionando na prática com Grupo intersetorial no CRAS e vamos estendendo ao Programa Saúde na Escola (PSE). A Oficina de Culinária Terapêutica vem promovendo a troca de saberes, levando informação, contribuindo para diminuirmos os indicadores de obesidade e as DCNT no município de Mineiros (GO), fortalecendo o vínculo do Nasf AB com as ESF, tendo a educação popular em saúde como promotora dos espaços de diálogo, amorosidade, problematização, construção compartilhada de conhecimento, o auto cuidado, e redução do consumo dos alimentos industrializados, sódio, açúcar e transgênicos.

Principal

Terezinha Batista De Sousa

terezinhabsousa@gmail.com

Coautores

Pâmela Moraes Oliveira

A prática foi aplicada em

Goiás

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel)

Avenida Quarta, 16 - Setor Centro e Oeste, Mineiros - GO, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Rosângela de Rezende Amorim

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

07 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas