Olá,

Visitante

Pré-Natal do Parceiro: Saúde do Homem em Foco no Município de Silvânia-Go

Portaria nº1.944/GM/MS, 27 de agosto de 2009, institui no âmbito do SUS, a Política Nacional de Atenção Integrada à Saúde do Homem (PNAISH), objetiva a melhoria das condições de saúde da população masculina, contribuindo efetivamente, para redução da morbidade e mortalidade dessa população, por meio do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante ao acesso, ações e serviços de assistência à saúde. Considerando que um dos eixos prioritários da PNAISH é paternidade e cuidado, que objetiva envolver ativamente o homem em todo o processo de planejamento reprodutivo, gestação, parto, puerpério e desenvolvimento infantil, proporcionando oportunidades de criação de vínculos fortes e saudáveis entre pai, mãe e filhos e viabilizar o homem também como sujeito de cuidado. Diante desta demanda e da necessidade de trazer o homem aos cuidados foram pensadas ações para mobilizar e ofertar o serviço de saúde em horários alternativos e a implantação de cuidados específicos do parceiro.

Implantação do PRÉ-NATAL Do PARCEIRo nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) em Silvânia-GO. Acolher e incluir o parceiro nos cuidados da gestação e prevenção de doenças como IST, HIV/hepatites virais, garantindo testes rápidos, exames de sangue Matriciamento realizado pela coordenadora da Atenção Básica junto as 8 enfermeiras das ESF sobre a implantação e a importância de se realizar o PRÉ-NATAL Do PARCEIRO, também conhecido como check-up masculino, implantado a partir de novembro de 2018. Na primeira consulta de pré-natal da gestante é repassado sobre o serviço ofertado também ao parceiro que no mesmo momento tem uma consulta agendada: solicitação de exames de rotina atualizar o cartão de vacina encaminhamento para consulta odontológica e grupos. Visto a dificuldade de acesso do homem na unidade de saúde foi elaborado horário alternativo de atendimento de 17hs às 20hs. Onde podemos ter mais alternativas de acesso à unidade de saúde e assim manter um vínculo com a população.

Resultados são observados diariamente com a execução dos testes rápidos onde na maioria é diagnosticado precocemente IST e já realizado uma ação preventiva/curativa atuando na quebra da cadeia de transmissão e na prevenção da transmissão vertical. Maior adesão, presença e atuação do parceiro na gestação e nos cuidados de saúde, em grupos de tabagismo e hipertensos, população mais esclarecida e convidada a cuidar da saúde do homem. Garantindo a saúde do pai/parceiro de forma integralizada e acessível.Observamos melhoria das condições de saúde da população masculina, contribuindo de modo efetivo na melhoria do acesso à unidade básica de saúde com horários alternativos, facilitação de exames e consultas médicas e ações coletivas para facilitação de assistência integrada à saúde do homem.

Principal

Flávia Dalila Silva Carvalho

flavinhadalila@hotmail.com

Coautores

Paula Rossana De Lima Barbosa Sousa

A prática foi aplicada em

Silvânia

Goiás

Centro-Oeste

Instituição

Rua Mizak Da Costa Ferreira, Qd. 5, Lt. 15, Residencial Anhanguera, Silvânia-Go.

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

André Luiz Da Silva Calaça

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal