Olá,

Visitante

A Importância do Cuidado Multiprofissional na Atenção Domiciliar: um Relato de Experiência

o envelhecimento populacional, a transição epidemiológica e a crise do modelo de atenção à saúde têm exigido esforços dos gestores e profissionais de saúde no intuito de buscar alternativas efetivas para atender às necessidades de saúde da população. Frente a essa necessidade, o ministério da saúde integrou em 2013 o Programa Melhor em Casa à Atenção Domiciliar (AD) no âmbito do SUS tendo como principais objetivos: evitar internações hospitalares desnecessárias, humanizar o cuidado aos pacientes e promover o cuidado pós-internação. No município de Itapajé-CE o programa funciona desde 2014, composto por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e fisioterapeuta. A proposta desse estuda se justiça pela importância dada ao envelhecimento da população e ao aumento da demanda de saúde desse. em consequência, faz-se necessário um estudo que evidencie a relevância desse programa, para a real e efetiva implementação dele por parte dos gestores e profissionais de saúde.

Relatar a experiência da equipe multiprofissional em atendimentos do Programa Melhor em Casa na cidade de Itapajé – CE. Quanto aos objetivos específicos destaca-se evidenciar a importância desse serviço para os usuários e suas implicações na vida dos Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, do tipo relato de experiência baseado na vivência da equipe multiprofissional do programa melhor em casa. o relato baseia-se nas vivências e experiências dos pesquisadores e refere-se ao período de 2017 a 2019, no município de Itapajé-CE. o programa preconiza atendimento ao usuário que apresenta problemas de saúde que o impossibilite o acesso aos serviços de saúde do seu território. A demanda recebida provém da referência da ESF. Atualmente existem cerca de 100 pacientes onde são realizados os procedimentos necessários para seus cuidados, a exemplo de curativos, manutenção de sondas, solicitação e coleta de exames, terapia farmacológica, além do referenciamento a outros serviços.

Podemos perceber a atenção domiciliar evita internações, como também a superlotação dos hospitais, diminuindo índices de infecções, merecendo uma atenção especial por todos os benefícios que ela gera. Observamos também que os profissionais que atuam no programa desenvolvem a humanização profissional despertando olhares mais sensíveis às peculiaridades de cada ser. É notória também a influência positiva na qualidade de vida das pessoas gerando conforto, melhorando o estado emocional, garantindo a integralidade do cuidado e sem dúvida é um aliado essencial para estratégia da saúde da família que funciona como porta de entrada e trabalha sempre integrada da atenção domiciliar e que organizadas beneficiam a vida de inúmeros usuários.A atenção domiciliar possibilita uma maior interação entre o paciente e os profissionais envolvidos, aumentando a aceitação dos familiares e agilizando o processo de recuperação. o trabalho multiprofissional é uma das bases para a mudança do modelo de assistência à saúde. Portanto, percebeu-se a importância da contribuição de outros profissionais da equipe de saúde para a resolução e melhoria dos pacientes.

Principal

Bruno Gomes Da Silva Vasconcelos

bruno_gvasconcelos@hotmail.com

Coautores

Virlene Sousa Cordeiro

A prática foi aplicada em

Itapagé

Ceará

Nordeste

Instituição

Rua Dos Tabajaras, 268

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

David Faustino De Lima

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal