Olá,

Visitante

Lian Gong como prática integrativa complementar (PIC) com ênfase na terceira idade para a qualidade de vida

O processo de envelhecimento populacional é uma realidade que vem se mostrando cada vez mais preocupante no cenário dos países em desenvolvimento. Assim, cuidar do ser que entra nesse processo engloba não somente questões sociodemográficas, mas todas que tratam singularmente deste, como família, crenças, autonomia, situações psicológicas, espirituais e capacidade física. Lian Gong em 18 Terapias é uma prática corporal fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa, especialmente desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo. No Brasil, Lian Gong em 18 Terapias faz parte da Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares e também constitui ação relevante na Política Nacional de Promoção da Saúde. em agosto de 2014, iniciou-se a pratica do Lian Gong no município de Presidente Juscelino-MG, ministrada por enfermeiras da atenção primaria, onde foram capacitadas por profissionais da SES-MG no Instituto Mineiro de Thai Chi Chuan em Belo Horizonte.

Tratar e prevenir dores no corpo, problemas osteomusculares, articulares, redução da demanda pelo atendimento nos Centros de Saúde e maior socialização dos idosos do município. o projeto está sendo desenvolvido desde agosto de 2014 até o momento. A prática é desenvolvida na E.S.F. Renascer, Zona Urbana do município de Presidente Juscelino (MG). Os dados e análises foram coletados e analisadas no mês de março de 2019. o instrumento de coleta foi um questionário aplicado para os integrantes com no mínimo 6 meses de participação. Foram aplicados questionário a 41 participantes, com o objetivo do conhecimento do perfil sociodemográfico, onde incluiu a idade, ocupação, escolaridade, estado civil e dados referentes ao objetivo do estudo. Alguns participantes preencheram o questionário no próprio local da prática e outros na própria residência, assegurando esclarecimentos necessários para o adequado consentimento.

A partir da análise dos resultados, obteve-se que 29,2% participantes são analfabetos e 48,7% tem ensino fundamental incompleto, 63,4% são casados, 9,7 solteiros e 24,9 viúvos, a predominância é do sexo feminino com 75,6%. A faixa etária total predominante foi 60 a 79 anos (73,1% dos integrantes). Maior que 80 anos são 14,6%, os aposentados são 82,9%. Antes de iniciarem a prática, 85,3 % queixavam se de dor articular, após 6 meses da prática apenas 29,2% permaneceram com dor. Dos integrantes, 73,1% são hipertensos e 29,2% diabéticos, após o início da prática, 60,9 % referiram ter diminuído o uso de medicamentos, um outro grande benefício do Lian Gong foi a diminuição da procura de atendimento na UBS, sendo 70,7%.Quanto à participação dos integrantes perante as práticas do Lian Gong é possível identificar o bem estar com os movimentos físicos e os benefícios para o cotidiano dos mesmos, os quais possibilitam o desenvolvimento de tarefas diárias e interação social, assim também como o bem estar mental. Dessa forma, é de destaque a relevante importância da participação das políticas em saúde pública e programas de atividade física como promoção à saúde do idoso no âmbito da atenção primária.

Principal

Renata Castro Santos

renataparauna@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Presidente Juscelino

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Pedro Monteiro, 156. Centro. Presidente Juscelino (MG)

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Rejane De Castro Santos Monteiro

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

03 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal