- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Em 13 de junho de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho foi informada sobre a presença de uma criança que apresentava sinais e sintomas do sarampo, em um barco que saiu de Manaus, dois dias antes. O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, podendo afetar indivíduos de todas as idades. É uma doença de transmissão respiratória, com um longo período de transmissibilidade. o período de maior transmissibilidade ocorre entre os 2 dias antes e os 2 dias após o início do exantema (sinal mais importante da doença). Com a situação precária do país vizinho, Venezuela, doenças imunopreveníveis podem ser reinseridas no Brasil, pela fronteira Roraima/Venezuela, oportunamente com a imigração em massa para o Brasil, na tentativa de fugirem da fome e da miséria que assolam aquele país. Sendo rota barata e de fácil acesso, a cidade de Porto Velho também foi atingida diretamente pelo sarampo, que há mais de 20 anos não se tinha registro.
Objetivo geral: interromper a cadeia de transmissão do sarampo em Porto Velho. 2.2 Objetivos Específicos 1. Confirmar a ocorrência do surto 2. Estabelecer a epidemiologia descritiva da doença 3. Estabelecer as medidas de vigilância, controle e o caso descrito aqui é de funcionamento da vigilância em saúde municipal, ágil e eficiente como é previsto nas normas de funcionamento. Neste estudo foi utilizada a epidemiologia descritiva, com identificação e análise de variáveis segundo tempo, lugar e pessoa, como histórico vacinal, cidade de origem, tempo de contato com o caso índice, de todos os passageiros e tripulantes que foram abordados do Barco Stênio Araújo 2. E assim iniciaram as ações de bloqueio, incluindo o fechamento do portão da rodoviária para que os ônibus não saíssem sem que antes todos os passageiros comprovassem a sua imunização, a equipe ficou até às 14h realizando as investigações epidemiológicas e as vacinações.
A equipe multidisciplinar conseguiu desenvolver todas as ações de bloqueio, de modo que fosse interrompida a cadeia de transmissão do sarampo. No barco estavam aproximadamente 62 (sessenta e dois) passageiros, 12 (doze) tripulantes, 98,64% foram imunizados. Apenas 01 (um) caso confirmado, representando 1,36% do total de pessoas expostas. Na rodoviária e no barco foram imunizados em torno de 570 (Quinhentas e setenta pessoas) entre eles: passageiros, trabalhadores, familiares e moradores da redondeza. Porto Velho foi declarado livre de surto de Sarampo no dia 16 de setembro de 2018. As ações de Vigilância em Saúde, compartilhadas intra e interinstitucionalmente, foram fundamentais para interromper a cadeia de transmissão da doença. O caso importado foi considerado isolado e em todos os contatos dos casos suspeitos foram realizadas as investigações epidemiológicas e os bloqueios vacinais. A estratégia estabelecida obteve sucesso e o município demonstrou organização dos serviços de saúde e, também, um legado em investigação e em intervenções oportunas.
Rua do Cabo, 2474 - Costa e Silva, Porto Velho - RO, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO