Olá,

Visitante

Aplicativo de amamentação e desenvolvimento infantil criado pelo Nasf Osório em parceria com Instituto Federal do Rio Grande do Sul

O Nasf-AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica) criou, em 2016, o PRÓ-MAMÁ, Programa Municipal de Aleitamento Materno que reorganizou o cuidado na Linha Materno-Infantil no município de Osório. O programa promoveu a qualificação do atendimento às gestantes, puérperas e bebês em relação à amamentação e o desenvolvimento integral na primeira infância, visando a equidade e a integralidade do cuidado através da formação de profissionais de referência em amamentação em cada Equipe de ESF do município. No intuito de ampliar o acesso da população ao programa, a equipe decidiu investir na criação de um aplicativo de amamentação e desenvolvimento infantil. o uso desta tecnologiafacilita a disseminação de informação e um atendimento qualidade a esta população. Seu uso fortalece o vínculo entre profissionais de saúde e a comunidade osoriense.

Fortalecer o vínculo entre a população usuária dos serviços e os profissionais de saúde; aproximar os profissionais de saúde das mães no período da amamentação; ampliar o acesso a ações de prevenção e promoção de saúde; desenvolver uma ferramenta. A concretização desta proposta ocorreu através da articulação intersetorial com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), com os alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Foi possível criar um aplicativo de amamentação e desenvolvimento infantil interativo e com informações de qualidade. Sendo estas duas instituições públicas, o desafio foi desenvolver uma ferramenta inovadora para o SUS, sem fins lucrativos aliando educação e saúde. Os alunos desenvolveram a parte tecnológica e a equipe Nasf/PRÓ-MAMÁ o conteúdo do aplicativo. Foi realizado um trabalho durante 18 meses com reuniões sistemáticas e estudo do material a ser desenvolvido, para que o aplicativo apresentasse impacto e relevância social.

O aplicativo não pretende substituir a prática diária dos profissionais de saúde no manejo do aleitamento materno e através da rotina nos serviços podemos avaliar a importância deste. Muitas mães relatam contato com o app e demonstram satisfação com este. Nosso aplicativo está disponível nas plataformas Android e IOS, o que amplia o acesso a esta ferramenta de cuidado em saúde. O app conta com a possibilidade de interação entre usuário e profissionais de saúde através do Fale Conosco, em que é possível fazer perguntas que serão respondidas pelos profissionais da equipe do PRÓ-MAMÁ, composta por fonoaudióloga, nutricionista e psicóloga. Quando não for suficiente esta informação, o usuário é orientado a procurar o atendimento presencial. Pesquisas reforçam a importância do acompanhamento dos profissionais de saúde como fator decisivo no desfecho favorável para o aleitamento materno exclusivo, pois o puerpério é um período atravessado por muitos fatores. Dessa forma, a aposta, tanto dos profissionais quanto da gestão do município, em desenvolver o aplicativo de amamentação e desenvolvimento infantil é considerado uma ação inovadora e que tem se mostrado muito eficiente na rotina dos cuidados materno-infantil na Atenção Básica.

Principal

Viviane Iara Heckler

viheckler@yahoo.com.br

Coautores

Ana Paula De Carvalho Sudbrack, Celina Rech Maggi, Gislaine Teixeira Ferreira

A prática foi aplicada em

Osório

Osório

Osório

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Osório (RS)

Rua Da Lagoa, 388, Casa 04 - Porto Lacustre, Osório - RS

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Emerson Arli Magni Da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

08 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
A utilização de planilha de perfil epidemiológico de território facilitando e proporcionando qualidade ao trabalho dos agentes comunitários de saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Apoio Digital e Fisioterapia Pós-Avc: Facilitando o Tratamento Individual
Rio de Janeiro
Práticas
IMPLANTAÇÃO DA SALA DE SITUAÇÃO DE SAÚDE DE NITERÓI: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E SAÚDE DIGITAL
Rio de Janeiro
Práticas
J154: Ferramenta facilitadora do processo de trabalho da rede protetiva
São Paulo
Práticas
A implantação e manutenção de um sistema de informação na gestão pública: desafios da informatização na saúde
Rio Grande do Sul
Práticas
Um novo olhar para as arboviroses
Paraná
1 / 512345