Olá,

Visitante

Terapia Neural: uma Ferramenta para Tratamento das Sequelas da Chikungunya

Transmitido pelo Aedes aegypti, o chikungunya invadiu o Brasil, tornando uma das principais arboviroses, apresentando sequelas limitantes, devido as dores intensas nas articulações. A Terapia Neural uma técnica de tratamento que envolve o reequilíbrio neurovegetativo sistêmico, a partir da indução de estímulos neuralterapêuticos em sítios específicos do corpo humano, relacionados ao sistema neurovegetativo. o objetivo desta terapia é eliminar interferências e bloqueios de impedância tissular, restaurando a homeostase de nosso organismo tanto na condução de impulsos elétricos e na função do sistema neurovegetativo de um tecido patogênico, lesionado ou cicatrizado. No município de Maricá/RJ, a Terapia Neural é oferecida no SUS. Entre abril e maio de 2019, estabelecemos um grupo de 27 pacientes com sequelas da Chikungunya (CID A92.0), composto por 17 mulheres e 10 homens, idades entre 27 a 83 anos, com queixas de poliartralgia, causando limitações de movimentos e incapacidade laboral.

Relatar a experiência da utilização da terapia neural como ferramenta de cuidado aos usuários com seqüelas da chikungunya da Estratégia de Saúde da Família Ponta Grossa no município de Maricá, Rio de Janeiro Trata-se de um relato de experiência acerca da utilização da terapia neural no atendimento aos usuários com sequelas da chikungunya de uma unidade de saúde da família, do município de Maricá, Rio de Janeiro.

Para mensurar a dor utilizamos a Escala Analógica de Dor, que varia numa numeração de 0 a 10. Dentre os 27 pacientes: 85% apresentaram nível de dor superior a 8, 10% em 8 e apenas 5% em 5. Todos os pacientes não faziam uso de qualquer medicação, após a primeira consulta de Terapia Neural relataram pelo menos 4 pontos na EAD e aumento da amplitude articular. Na segunda consulta retornaram 27 pacientes onde 25 destes relatam um nível de dor em 5 e melhora nos movimentos. Os 2 outros pacientes informaram que não apresentavam mais as queixas principais, determinada a alta e retorno ao trabalho. Na terceira consulta, 25 pacientes compareceram, apenas uma relatava está com dor em nível 4, mas com melhora nos movimentos e retorno as atividades.A Terapia Neural demonstra-se uma prática Integrativa segura, barata e de fácil acesso, a qual pode ser aplicada nos três níveis de atenção no SUS (atenção básica, média e alta complexidade), onde seu efeito em segundos e sua abordagem holística possibilita de fato o acolhimento do usuário de forma universal com equidade e integralidade, tratando não somente a doença mas sim o indivíduo. Proporciona a redução do consumo de medicamentos, reduzindo custos de tratamento.

Principal

Ana Cassia Gonzalez Dos Santos Estrela

anacassiagonzalezestrela@hotmail.com

Coautores

Clailson Farias Henriques, Raphael Dias De Mello Pereira,

A prática foi aplicada em

Maricá

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Rua Cinco, Lote 202, Ponta Grossa- Maricá Rj

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Simone Da Costa Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal