O Matriciamento de Cardiologia e Endocrinologia foi implantado no Município de Volta Redonda em 2023 e tem como objetivo principal integrar e otimizar os cuidados na população no nível da Atenção Primária à Saúde, com enfoque no manejo adequado dos fatores de risco, de acordo com as Diretrizes do SUS, a fim de gerar redução da morbidade e mortalidades decorrentes das Doenças Cardiovasculares e proporcionar melhora da qualidade de vida dos usuários.
Temos como propósito promover a educação permanente, em consonância com a Diretrizes do SUS, como estratégia essencial, contribuindo e aprimorando a qualidade e assistência do cuidado ao usuário.
Ademais, buscamos redução do número de encaminhamentos desnecessários para a especialidades citadas, evitamos assim, consultas desnecessárias, otimizando os fluxos assistenciais e focando na resolutividade dos atendimentos que podem e devem ser manejados na Atenção Primária à Saúde.
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), geram grande impacto na população e, entre elas, segundo dados do Ministério da Saúde as Doenças Cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, atualmente são mais de 1.100 mortes de causas cardiovasculares por dia no Brasil, cerca de 46 por hora e 1 a cada 1,5 minutos. Estima-se que, ao final do ano, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão de doenças cardiovasculares. Sendo que, muitas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas.
Diante dos fatores descritos acima e dos desafios para o controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, foi implementado no ano de 2023, para integrar as ações da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, o programa de Apoio Matricial (matriciamento) de Cardiologia e Endocrinologia.
Como resultado do conjunto das ações, incluindo o trabalho do Matriciamento de Cardiologia/ Endocrinologia, fortalecimento junto ao Centro Cardiológico (onde houve uma oferta maior de vagas nas especialidades) e adesão ao matriciamento pelas unidade de APS, obtivemos uma significativa redução das filas para especialidades citadas.
Para Cardiologia, que no início do programa em Fevereiro de 2023 a fila era de 5.175 pacientes aguardando avaliação com a especialidade; agora na mês atual ( Março de 2025) são 422 encaminhamentos. Para Endocrinologia que tinha uma fila de 376 pacientes; agora são 26 encaminhamentos.
Outro dado positivo no município é a melhora dos indicadores de mortalidade prematura (30 a 69 anos) pelas DCNT, de acordo com a pactuação Bipartite. Consideramos que o trabalho positivo do matriciamento vem somando com as ações do município para a melhora dos resultados.
Tivemos otimização dos encaminhamentos, com da redução dos que eram desnecessários, e com isso, o acesso mais rápido e fácil para o usuário que tem indicação de atendimento com as especialidades.
Além disso, é notado o aumento da resolutividade na APS, principalmente, em relação a abordagem de Doenças Crônicas, como Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, maior adesão dos pacientes ao tratamento e aumento do vínculo do usurário com a Unidade Básica de Saúde, pois com o apoio fica evidente o fortalecimento das equipes e o que permite avançar nas metas estabelecidas.
Diante do cenário atual, onde as Doenças Cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo, fica evidente que medidas adicionais são necessárias para conter o avanço desse processo.
É uma realidade que os fatores de risco modificáveis ainda prevalentes na população brasileira, quando não controlados de forma adequada aceleram o processo de aterosclerose, o que resultam em quadros que colocam a vida dos usuários em risco, como Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral.
O Matriciamento de Cardiologia e Endocrinologia atua como ferramenta complementar no cenário da Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada do usuário no SUS, recomendamos assim, a educação continuada, capacitações das equipes, atendimentos compartilhados, suporte on-line e revisão de protocolos, permitindo fortalecer o manejo adequado dos fatores de risco, o que é essencial para evitar a progressão da Doenças Cardiovasculares e com isso, gerar impacto positivo não somente na vida dos usuários, mas também em toda sociedade, promovendo redução da morbidade, mortalidade, melhora na qualidade de vida e otimização dos recursos.
Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda - Rua São João Batista - Niterói, Volta Redonda - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO