INTEGRAÇÃO QUE TRANSFORMA: O PAPEL DO APOIO MATRICIAL NO FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

O Matriciamento de Cardiologia e Endocrinologia foi implantado no Município de Volta Redonda em 2023 e tem como objetivo principal integrar e otimizar os cuidados na população no nível da Atenção Primária à Saúde, com enfoque no manejo adequado dos fatores de risco, de acordo com as Diretrizes do SUS, a fim de gerar redução da morbidade e mortalidades decorrentes das Doenças Cardiovasculares e proporcionar melhora da qualidade de vida dos usuários.
Temos como propósito promover a educação permanente, em consonância com a Diretrizes do SUS, como estratégia essencial, contribuindo e aprimorando a qualidade e assistência do cuidado ao usuário.
Ademais, buscamos redução do número de encaminhamentos desnecessários para a especialidades citadas, evitamos assim, consultas desnecessárias, otimizando os fluxos assistenciais e focando na resolutividade dos atendimentos que podem e devem ser manejados na Atenção Primária à Saúde.

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), geram grande impacto na população e, entre elas, segundo dados do Ministério da Saúde as Doenças Cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, atualmente são mais de 1.100 mortes de causas cardiovasculares por dia no Brasil, cerca de 46 por hora e 1 a cada 1,5 minutos. Estima-se que, ao final do ano, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão de doenças cardiovasculares. Sendo que, muitas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas.
Diante dos fatores descritos acima e dos desafios para o controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, foi implementado no ano de 2023, para integrar as ações da Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, o programa de Apoio Matricial (matriciamento) de Cardiologia e Endocrinologia.

Como resultado do conjunto das ações, incluindo o trabalho do Matriciamento de Cardiologia/ Endocrinologia, fortalecimento junto ao Centro Cardiológico (onde houve uma oferta maior de vagas nas especialidades) e adesão ao matriciamento pelas unidade de APS, obtivemos uma significativa redução das filas para especialidades citadas.
Para Cardiologia, que no início do programa em Fevereiro de 2023 a fila era de 5.175 pacientes aguardando avaliação com a especialidade; agora na mês atual ( Março de 2025) são 422 encaminhamentos. Para Endocrinologia que tinha uma fila de 376 pacientes; agora são 26 encaminhamentos.
Outro dado positivo no município é a melhora dos indicadores de mortalidade prematura (30 a 69 anos) pelas DCNT, de acordo com a pactuação Bipartite. Consideramos que o trabalho positivo do matriciamento vem somando com as ações do município para a melhora dos resultados.
Tivemos otimização dos encaminhamentos, com da redução dos que eram desnecessários, e com isso, o acesso mais rápido e fácil para o usuário que tem indicação de atendimento com as especialidades.
Além disso, é notado o aumento da resolutividade na APS, principalmente, em relação a abordagem de Doenças Crônicas, como Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, maior adesão dos pacientes ao tratamento e aumento do vínculo do usurário com a Unidade Básica de Saúde, pois com o apoio fica evidente o fortalecimento das equipes e o que permite avançar nas metas estabelecidas.

Diante do cenário atual, onde as Doenças Cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo, fica evidente que medidas adicionais são necessárias para conter o avanço desse processo.
É uma realidade que os fatores de risco modificáveis ainda prevalentes na população brasileira, quando não controlados de forma adequada aceleram o processo de aterosclerose, o que resultam em quadros que colocam a vida dos usuários em risco, como Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral.
O Matriciamento de Cardiologia e Endocrinologia atua como ferramenta complementar no cenário da Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada do usuário no SUS, recomendamos assim, a educação continuada, capacitações das equipes, atendimentos compartilhados, suporte on-line e revisão de protocolos, permitindo fortalecer o manejo adequado dos fatores de risco, o que é essencial para evitar a progressão da Doenças Cardiovasculares e com isso, gerar impacto positivo não somente na vida dos usuários, mas também em toda sociedade, promovendo redução da morbidade, mortalidade, melhora na qualidade de vida e otimização dos recursos.

Principal

Márcia Laureano Cândido

marcia.candidomlc@gmail.com

Médica

Coautores

Márcia Laureano Cândido, Elisangela Lira Bonifácio, Priscila Ribeiro Novais, Sofia Reis Silva, Mariana Carvalho Barbosa Larcher.

A prática foi aplicada em

Volta Redonda

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda RJ

Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda - Rua São João Batista - Niterói, Volta Redonda - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Márcia Laureano Cândido

Conta vinculada

25 mar 2025

CADASTRO

25 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

01 fev 2023

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!