Apresentação: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) regulamentado pela Portaria GM/MS Nº 2.048/2002, instituído pela Portaria GM/MS Nº 1.864/2002 e implementado em 2004, integra a Rede de Urgência e Emergência como um componente assistencial pré-hospitalar móvel. Sua principal função é prestar atendimento rápido e eficaz a pacientes em situações de urgência e emergência de natureza clínica, traumática, gineco-obstétrica, cirúrgica, pediátrica ou psiquiátrica, com o objetivo de reduzir agravos à saúde e prevenir complicações ou óbitos. As ocorrências são oriundas do número de emergência 192, de acesso gratuito e exclusivo das Centrais de Regulação das Urgências (CRU) e o sistema de regulação possibilita a gestão eficiente das ocorrências e gerar relatórios com indicadores específicos para análise e monitoramento do serviço. Dada a relevância do SAMU como ponto estratégico de atendimento, o serviço desempenha um papel essencial na comunicação e coleta de dados para o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, conforme previsto na Portaria nº 2.657/2004, a CRU deve atuar como “observatórios privilegiados da saúde”, monitorando o funcionamento do sistema e gerando indicadores para melhorar a assistência em saúde e a gestão das urgências.
Objetivos: Objetivo geral: Apresentar a implantação de um serviço de vigilância no SAMU 192 Região Metropolitana II do Rio de Janeiro. Objetivos específicos: Descrever o processo de implantação e evolução do serviço de vigilância do SAMU 192 na Região Metropolitana II-RJ; apresentar o SAMU como observatório privilegiado da saúde através de ações de vigilância e contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de saúde mental e vigilância epidemiológica.
Metodologia: O presente estudo trata-se de um relato de experiência de tomada de decisão de gestão referente a implementação de um serviço de vigilância do SAMU 192 Região Metropolitana II-RJ. Atualmente a Central de Regulação das Urgências (CRU) encontra-se sediado no município de Niterói e realiza o atendimento através do número 192 aos munícipes de Itaboraí, Maricá, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá. São profissionais da CRU os Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARM), Médicos Reguladores (MR) e Radio-Operadores (RO). As ações de vigilância tiveram início em 2017 voltadas aos casos de tentativa de suicídio, a partir de uma percepção dos médicos reguladores sobre acentuado número de ocorrências por esse motivo, atendidas pela Central de Regulação de Urgência (CRU). Os objetivos iniciais incluíam notificar ocorrências de tentativa de suicídio atendidas pelo SAMU à vigilância epidemiológica e saúde mental dos municípios, monitorar reincidências de casos e fomentar politicias públicas através dos dados gerados.

As ações de vigilância tiveram início em 2017 voltadas aos casos de tentativa de suicídio, a partir de uma percepção dos médicos reguladores sobre acentuado número de ocorrências por esse motivo, atendidas pela Central de Regulação de Urgência (CRU). Os objetivos iniciais incluíam notificar ocorrências de tentativa de suicídio atendidas pelo SAMU à vigilância epidemiológica e saúde mental dos municípios, monitorar reincidências de casos e fomentar politicias públicas através dos dados gerados.

Resultados: Durante esses 07 anos da implementação do serviço de vigilância, o seu processo de trabalho passou por aperfeiçoamentos. Em 2020 optou-se pela descentralização do preenchimento das fichas do SINAN de violência e encaminhamento para os serviços de vigilância dos respectivos municípios, que anteriormente eram realizados por um(a) enfermeiro(a) da equipe da Coordenação Regional, passando a ser realizado por um(a) enfermeiro(a) de cada base descentralizada dos municípios que compõem a região. No ano de 2021, ainda em processo de aprimoramento, elaborou-se um campo específico no sistema de regulação para os médicos reguladores notificarem os casos de tentativa de suicídio e facilitar a busca ativa dos casos pelo serviço de vigilância. Em 2023, visando capacitar os enfermeiros das bases sobre as demais notificações de violência, acidente de trabalho e intoxicações exógenas, este serviço realizou parceria com a Coordenação de Vigilância em Saúde de Niterói (COVIG- Niterói) para realizar treinamento sobre o preenchimento das fichas de notificação desses agravos. O serviço de vigilância continua em processo de expansão e preocupa-se com a continuidade do cuidado prestado pela rede. Em alguns casos pontuais foi possível realizar articulação com serviços da RAPS dos municípios e os pacientes foram absorvidos pela rede, o que demonstra a efetividade das ações de vigilância do SAMU e a importância da articulação em rede.

Nos anos iniciais da vigilância do SAMU foi possível identificar o perfil dos usuários atendidos por tentativa de suicídio, que encontram-se em consonância com as literaturas disponíveis sobre a temática, bem como contribuir para a diminuição da subnotificação desses casos. O trabalho desenvolvido pela vigilância do SAMU torna possível a utilização deste serviço como observatório da saúde para os municípios, tendo em vista que este componente é uma importante porta de entrada de urgência e emergência. Com o amadurecimento do serviço e a preocupação em promover a articulação com a rede e a garantia da continuidade do cuidado através dos demais serviços de saúde, o SAMU tem ocupado espaços de discussão e reflexão. Dessa forma, demonstra-se que o serviço tem potencial de ir além do atendimento pontual às urgências e contribuir para a prevenção de agravos de notificação relacionados às violências, bem como causas de atendimento da saúde mental e atenção básica, realizando referenciamento aos serviços pertinentes.

Principal

TAMIRES ROCHA FERREIRA DE SOUZA

tamiresrfsouza@gmail.com

COORDENADORA DA VIGILÂNCIA DO SAMU 192 METROPOLITANA II RIO DE JANEIRO

Coautores

Tiago de Souza Araujo, Magda de Souza Chagas, Rogério Arantes Vieitas Cysneiros Paraiso, Ana Laura Biral Cortes.

A prática foi aplicada em

Niterói

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Base SAMU 192 - Alameda São Boaventura - Fonseca, Niterói - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

TAMIRES

Conta vinculada

28 mar 2025

CADASTRO

28 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Interrompida

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