A organização e visualização do prontuário do cidadão eram mais difíceis devido ao uso de fichas médicas físicas nas unidade de saúde. Com a implementação do uso do prontuário eletrônico, tornou-se possível gerar relatórios de gestão para avaliar o desempenho das equipes, avaliar a condição de saúde da população e promover a comunicação entre os diferentes níveis de atenção. Favorecendo a otimização do cuidado e o planejamento de ações envolvendo os três níveis de atenção. Em 2018, Magé implantou o sistema eSUS/PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) online, marco de um avanço significativo na saúde municipal. Iniciamos com o uso das fichas CDS offline, depois passamos para a versão online e, com o apoio da gestão, expandimos a infraestrutura tecnológica. Até 2021, todos os dispositivos assistenciais da Atenção Primária à Saúde (APS) e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) estavam utilizando o PEC online, garantindo que todos os atendimentos fossem registradas em tempo real.
Os objetivos deste relato visam:1) descrever o impacto da implementação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) na organização e na gestão da saúde no município de Magé. O foco é mostrar como a transição das fichas médicas físicas para o sistema eletrônico facilitou a visualização e o registro dos atendimentos, permitindo a geração de relatórios de gestão para avaliar o desempenho das equipes e a condição de saúde da população e 2) analisar como a comunicação entre os diferentes níveis de atenção à saúde foi aprimorada, favorecendo a otimização do cuidado e o planejamento de ações estratégicas envolvendo a Atenção Primária, a Atenção Especializada e a Rede de Urgência e Emergência.
Além de destacar os avanços alcançados no diagnóstico e na definição das condutas terapêuticas, com o apoio de capacitação contínua dos colaboradores e atualizações do sistema, o que resultou em um atendimento mais eficaz e na melhoria substancial da saúde pública no município.
Os resultados da metodologia adotada para a gestão e controle dos registros no PEC foram extremamente positivos, refletindo diretamente na melhoria da qualidade do atendimento à população. A análise semanal dos registros e atendimentos, incluindo a verificação dos códigos CID10 e CIAP2, garantiu que os diagnósticos fossem precisos e adequados, melhorando a qualidade dos dados e facilitando a gestão da saúde no município.
O controle rigoroso do preenchimento dos campos no PEC, utilizando a planilha no Google Drive, assegurou que as consultas de Preventivo, Pré-Natal e Hiperdia fossem corretamente registradas, impactando positivamente os indicadores de saúde e a contabilização no SISAB. Esse processo garantiu uma coleta de dados mais eficaz, essencial para a análise da saúde pública e para o planejamento de ações estratégicas.
As reuniões mensais com a equipe também contribuíram para um aprimoramento contínuo. A revisão da produção dos profissionais e a correção de registros identificados como inadequados resultaram em maior precisão nos atendimentos e diagnósticos. A abordagem proativa, com o retorno imediato aos profissionais para ajustes, evitou a repetição de erros e aumentou a assertividade dos registros.
Como consequência, houve uma melhoria no acompanhamento do usuário, com diagnósticos mais precisos e a definição de condutas terapêuticas mais adequadas, o que resultou em uma maior eficiência na continuidade do tratamento e no aprimoramento da qualidade do cuidado.
O compromisso é de não desistir e seguir em frente até que o sistema esteja funcionando plenamente, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso a um cuidado de saúde eficiente e humanizado e para isso usamos como lema o seguinte texto: “Faça o melhor que você pode nas condições que tem, enquanto não tem condições melhores de fazer melhor ainda.
Secretária municipal de saúde de Magé - Rua Pio XII - Centro, Magé - RJ, Brasil
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