A organização e visualização do prontuário do cidadão eram mais difíceis devido ao uso de fichas médicas físicas nas unidade de saúde. Com a implementação do uso do prontuário eletrônico, tornou-se possível gerar relatórios de gestão para avaliar o desempenho das equipes, avaliar a condição de saúde da população e promover a comunicação entre os diferentes níveis de atenção. Favorecendo a otimização do cuidado e o planejamento de ações envolvendo os três níveis de atenção. Em 2018, Magé implantou o sistema eSUS/PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) online, marco de um avanço significativo na saúde municipal. Iniciamos com o uso das fichas CDS offline, depois passamos para a versão online e, com o apoio da gestão, expandimos a infraestrutura tecnológica. Até 2021, todos os dispositivos assistenciais da Atenção Primária à Saúde (APS) e Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) estavam utilizando o PEC online, garantindo que todos os atendimentos fossem registradas em tempo real.

Os objetivos deste relato visam:1) descrever o impacto da implementação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) na organização e na gestão da saúde no município de Magé. O foco é mostrar como a transição das fichas médicas físicas para o sistema eletrônico facilitou a visualização e o registro dos atendimentos, permitindo a geração de relatórios de gestão para avaliar o desempenho das equipes e a condição de saúde da população e 2) analisar como a comunicação entre os diferentes níveis de atenção à saúde foi aprimorada, favorecendo a otimização do cuidado e o planejamento de ações estratégicas envolvendo a Atenção Primária, a Atenção Especializada e a Rede de Urgência e Emergência.
Além de destacar os avanços alcançados no diagnóstico e na definição das condutas terapêuticas, com o apoio de capacitação contínua dos colaboradores e atualizações do sistema, o que resultou em um atendimento mais eficaz e na melhoria substancial da saúde pública no município.

Os resultados da metodologia adotada para a gestão e controle dos registros no PEC foram extremamente positivos, refletindo diretamente na melhoria da qualidade do atendimento à população. A análise semanal dos registros e atendimentos, incluindo a verificação dos códigos CID10 e CIAP2, garantiu que os diagnósticos fossem precisos e adequados, melhorando a qualidade dos dados e facilitando a gestão da saúde no município.
O controle rigoroso do preenchimento dos campos no PEC, utilizando a planilha no Google Drive, assegurou que as consultas de Preventivo, Pré-Natal e Hiperdia fossem corretamente registradas, impactando positivamente os indicadores de saúde e a contabilização no SISAB. Esse processo garantiu uma coleta de dados mais eficaz, essencial para a análise da saúde pública e para o planejamento de ações estratégicas.
As reuniões mensais com a equipe também contribuíram para um aprimoramento contínuo. A revisão da produção dos profissionais e a correção de registros identificados como inadequados resultaram em maior precisão nos atendimentos e diagnósticos. A abordagem proativa, com o retorno imediato aos profissionais para ajustes, evitou a repetição de erros e aumentou a assertividade dos registros.
Como consequência, houve uma melhoria no acompanhamento do usuário, com diagnósticos mais precisos e a definição de condutas terapêuticas mais adequadas, o que resultou em uma maior eficiência na continuidade do tratamento e no aprimoramento da qualidade do cuidado.

O compromisso é de não desistir e seguir em frente até que o sistema esteja funcionando plenamente, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso a um cuidado de saúde eficiente e humanizado e para isso usamos como lema o seguinte texto: “Faça o melhor que você pode nas condições que tem, enquanto não tem condições melhores de fazer melhor ainda.

Principal

Diego Rocha Martins de Pontes

esusmage2021@gmail.com

Coordenador

Coautores

Diego Rocha Martins de Pontes Hiccaro de Souza Ramos Allan kardec Cozendey Bisneto Igor Carvalho da Silva Michel Moreira de Oliveira Cassandra Soares de Oliveira

A prática foi aplicada em

Magé

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretária municipal de saúde de Magé - Rua Pio XII - Centro, Magé - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Diego Rocha Martins de Pontes

Conta vinculada

28 mar 2025

CADASTRO

28 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io