O PROJETO DE GRUPO REFLEXIVO QUE AQUI SE APRESENTA SOB O TÍTULO “VEM SE VOCÊ É HOMEM!”, TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM HOMENS QUE COMETEM VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, INVESTIGADOS PELA AUTORIDADE POLICIAL, ACUSADOS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO OU CONDENADOS PELA JUDICIÁRIO. TAL PROJETO VEM DE ENCONTRO AO QUE ESTÁ CONTIDO NA LEI 13.984 DE 03 DE ABRIL DE 2020, QUE ALTERA O ART. 22 DA LEI Nº 11.340, DE 07 DE AGOSTO DE 2006 (LEI MARIA DA PENHA), PARA ESTABELECER COMO MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA FREQUÊNCIA DO AGRESSOR A CENTRO DE EDUCAÇÃO E DE REABILITAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL. O TRABALHO TÉCNICO CONTA COM A PARCERIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA POR MEIO DO JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PÚBLICO DA COMARCA DE SÃO PEDRO DA ALDEIA, MARCANDO O TRABALHO INTERSETORIAL SAÚDE E JUSTIÇA. O GRUPO REFLEXIVO ACONTECE NO FÓRUM MUNICIPAL, EM UMA SALA COM AMBIENTE CAPAZ DE GARANTIR ILUMINAÇÃO, VENTILAÇÃO, LIMPEZA, ISOLAMENTO ACÚSTICO E VISUAL ADEQUADOS À NATUREZA DO SERVIÇO E CADEIRAS PARA COMPORTAR OS PARTICIPANTES DO GRUPO. CABE DAR DESTAQUE À NECESSIDADE IMPERIOSA DE QUE ESTE ESPAÇO SEJA EM LOCAL PROTEGIDO E QUE NÃO FACILITE O COMPARTILHAMENTO DESTE COM AS PESSOAS QUE FORAM VÍTIMAS DE NENHUM DOS PARTICIPANTES.
OFERTAR ATENDIMENTO PARA HOMENS AUTORES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, DE MODO A RESPONSABILIZÁ-LOS PELOS ATOS COMETIDOS, DESNATURALIZAR A CONDUTA VIOLENTA CONTRA A MULHER, CONSCIENTIZÁ-LOS DAS IMPLICAÇÕES DA VIOLÊNCIA, TANTO PARA O AUTOR QUANTO PARA A VÍTIMA, DECANTAR A RELAÇÃO DE PODER E CONTROLE DOS HOMENS, INCENTIVAR MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS E PROMOVER RELACIONAMENTOS AFETIVOS RESPEITÁVEIS E IGUALITÁRIOS. EM SÍNTESE, O OBJETIVO DO GRUPO REFLEXIVO É DIMINUIR AÇÕES DE REINCIDÊNCIA DESSES HOMENS EM CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR, TORNANDO POSSÍVEL UMA MUDANÇA DE POSIÇÃO EM RELAÇÃO AO AGRESSOR. PROMOVER MOMENTOS DE REFLEXÃO E CONHECIMENTO SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO, RAÍZES DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, MASCULINIDADE, MACHISMO, LEI MARIA DA PENHA E DIREITOS HUMANOS ESTABELECER UM AMBIENTE DE RESPEITO E ESCUTA COMPARTILHADA, ESTIMULANDO OS PARTICIPANTES À RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PAUTADA NO DIÁLOGO, INCITANDO-OS AO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS NÃO-VIOLENTAS.
DUAS TURMAS CONCLUÍRAM OS ENCONTROS NOS GRUPOS REFLEXIVOS PARA HOMENS EM NOSSO MUNICÍPIO. NESTAS DUAS TURMAS, OS INTEGRANTES CHEGARAM MUITO CONTRARIADOS EM ESTAR ALI, CULPABILIZANDO AS VÍTIMAS PELA SITUAÇÃO OCORRIDA. NOSSO FOCO ENTÃO FOI FAZER COM QUE ESSES HOMENS SE IMPLICASSEM EM OBSERVAR SUAS RESPONSABILIDADES E DAÍ, ORIENTÁ-LOS PARA POSSÍVEIS MUDANÇAS. PODEMOS PERCEBER QUE NA MAIORIA DOS CASOS OS HOMENS NÃO SABIAM DEFINIR OS TIPOS DE VIOLÊNCIA, NÃO SABIAM O LIMTE DENTRO DO RELACIONAMENTO PARA TRANSFORMÁ-LO EM UM RELACIONAMENTO TÓXICO, NÃO SABIAM O QUE A LEI OS IMPLICAVA E ACREDITAVAM TER O DIREITO DAS TAIS PRÁTICAS QUE OS LEVARAM ATÉ O GRUPO. COM O TEMPO, EM MEIO AOS ENCONTROS, OS HOMENS PASSARAM A TER MAIS INTERESSE AO PROCESSO REFLEXIVO E SE PERMITIRAM OUVIR E FALAR SOBRE SUAS CIRCUNSTÂNCIAS. ENTENDERAM QUE ALGUMAS CRENÇAS SOCIAIS E CULTURAIS FIZERAM COM QUE ELES EXERCESSEM ALGUMAS ATITUDES VIOLENTAS E PASSARAM A ENTENDER QUE MELHORES PRÁTICAS DENTRO DE UM RELACIONAMENTO SÃO POSSÍVEIS ATRAVÉS DE UMA MELHOR COMUNICAÇÃO COM SUAS ESPOSAS ATUAIS OU ATÉ MESMO AQUELES QUE AINDA ESTÃO NO RELACIONAMENTO QUE OS LEVARAM AO GRUPO.
OS GRUPOS REFLEXIVOS SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA POSSÍVEIS MUDANÇAS NO MODO DE ENTENDIMENTO DE HOMENS VIOLENTOS, MEDIANTE SUAS ESTRUTURAS FAMILIARES E CRIAÇÃO. CASO ALGUM DESSES HOMENS SEJAM RECUPERADOS, OU MESMO PENSEM EM SEUS ATOS FUTUROS, ENTENDEMOS QUE FORAM ALCANÇADOS. TENDO O VIÉS REFLEXIVO E NÃO TERAPÊUTICO, VIMOS COMO POSITIVO O GRUPO, POR PERMITIR QUE ESSES HOMENS TENHAM A OPORTUNIDADE DE REFLETIR SUAS PRÁTICAS EM SEUS PRÓXIMOS RELACIONAMENTOS.
Núcleo de Atendimento à violência doméstica- NAVI São Pedro da Aldeia - RJ
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO