A Infecção associada aos vírus Storch ou Zika é uma malformação congênita por meio da qual o cérebro não se desenvolve de maneira adequada, estando relacionada a fatores genéticos, cromossômicos, exposições ambientais da mãe no período pré-natal ou perinatal. Sabe-se que o período intrauterino é uma fase crítica para o crescimento e desenvolvimento de órgãos e tecidos fetais, onde injúrias sofridas nessa fase interferem nesse processo. Mulheres grávidas, quando infectadas por agentes etiológicos teratogênicos, podem transmiti-los verticalmente. A Síndrome não conta com tratamento, nem cura. Entretanto, para que a criança tenha uma qualidade de vida melhor, é importante que seja acompanhada e estimulada precocemente. A vinculação com a Unidade Básica de Saúde é fundamental para este acompanhamento, ainda que haja necessidade de acompanhamento especializado. o atendimento na Atenção Básica e Atenção Especializada, conjuntamente, faz com que essas crianças e famílias sejam bem assistidas e amparadas.
Relatar a implementação da rede de apoio para os pacientes portadores da infecção congênita associada aos vírus STORCH ou Zika no Município de São José de Ribamar (MA). Trata-se de um relato de experiência da implementação da rede de apoio aos pacientes portadores de infecção congênita associada aos vírus Stroch ou Zika, realizado no município de São José de Ribamar (MA) a partir de janeiro de 2019.
A Rede de Atenção às crianças com infecção congênita associada aos vírus Storch ou Zika é composta por três núcleos: 1) Saúde: atuante na atenção integral à saúde da mulher, atenção integral à saúde da criança, intersetorialidade e educação permanente, que é responsável pelo cuidado à saúde da mulher desde o planejamento familiar, gestação e puerpério. Sendo diagnosticada na criança, o cuidado à saúde da criança dar suporte com visitas domiciliares garantindo referência e contra referência à serviços especializados, ampliando o processo de matriciamento com a atenção especializada em reabilitação promoção de rodas de conversa do grupo de responsáveis com equipe multiprofissional fortalecendo a intersetorialidade. A implementação da rede apoio, garante a assistência integral à saúde, através de uma equipe multidisciplinar e educação à criança com infecção congênita associada ao vírus Storch ou Zika, com intersetorialização dos serviços de saúde, educação e assistência social, objetivando assegurar atenção e acolhimento às mulheres em idade fértil, mães e recém-nascidos, por meio da execução imediata de ações organizadas em eixos de atenção.
São José de Ribamar, MA, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO