Olá,

Visitante

Planificação da Atenção Primária À Saúde: Organização de Processos de Trabalho no Município de Silvânia-Go

A Planificação da Atenção Primária à Saúde objetiva reestruturar a Atenção Primária à Saúde (APS), garantindo à população acesso aos serviços com humanidade, qualidade, equidade e resolutividade. Proposta esta oferecida pelo CONASS. o processo no município de Silvânia-Go foi iniciado no ano 2016 utilizando como estratégia a realização de 11 (onze) oficinas e a qualificação dos profissionais. Os facilitadores participavam de encontros proporcionados pela Regional Centro Sul, e posteriormente multiplicava o conhecimento para (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, cirurgiões dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros) que atuam na Atenção Básica (AB) municipal num processo de educação permanente. Reconhecemos nessa proposta gestada a fórmula capaz de produzir uma ressignificação densa na base estrutural do SUS, além disso, alçar a APS à sua condição de epicentro no modelo de organização dos serviços.

Transformar a realidade do sistema local de saúde com ênfase na atenção primária, visando responder as demandas e expectativas da população. Reorganizando as práticas de cuidados e o fluxo de atendimento na APS buscando oferecer ao usuário um cuidado Foram realizadas onze Oficinas da Planificação da Atenção à Saúde com 120 profissionais ligados diretamente nas 08 UBS e 01 NASF-AB. Onde foi possível uma construção coletiva de conhecimento e levantamento de demandas da realidade local. Estudo dos macros e micros processos da organização da AB. Então iniciado em 2017 o processo de implementação da ESF 08 Bonfim como unidade laboratório onde mensalmente foram realizadas oficinas com agenda protegida da equipe, NASF-AB e Tutores Regional, com a finalidade de acompanhar e nortear as etapas do processo que eram pactuadas em cada encontro. Após os avanços da organização da Unidade Laboratório foi iniciado o processo de expansão para as sete UBS, com encontros mensais de educação permanente.

Com o processo de expansão em andamento e as mudanças já implantadas na unidade laboratório, podemos acompanhar os benefícios e facilidades nos processos de trabalho diário: Implantação de bloco de hora no atendimento ao usuário, onde o mesmo tem a liberdade de escolha de um horário agendado para suas consultas elaboração de POP (procedimento operacional padrão) para facilitar os processos de trabalhos agenda protegida para reunião e discussão de demandas elaboração de Projeto Terapêutico Singular, autocuidado apoiado e atendimento contínuo aos usuários compartilhamento de cuidados plano de gerenciamento de resíduos estratificação de risco familiar ambiência informatização fluxograma dentre outros.A reestruturação da Rede de Atenção à Saúde vem fortalecendo as práticas de cuidado, promovendo um processo de mudança e organizando os serviços buscando melhor resolutividade das demandas da AB. Desenvolvendo habilidades e competências na equipe, qualificando todos os trabalhadores da APS e realizando avaliação e planejamento, buscando promover avanços no cuidado ao usuário. Vale ressaltar que o processo ainda se encontra em desenvolvimento mas os benefícios já são vistos por toda a população.

Principal

Flávia Dalila Silva Carvalho

flavinhadalila@hotmail.com

Coautores

Paula Rossana De Lima Barbosa Sousa, Ana Letícia Veloso Gomes, Nayana Da Silva Souza Caixeta, Marcos Raphael De Souza Abreu, Lidiane Divina Do Nascimento

A prática foi aplicada em

Silvânia

Goiás

Centro-Oeste

Instituição

Rua Mizak Da Costa Ferreira, Qd. 5, Lt. 15, Residencial Anhanguera, Silvânia-Go.

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

André Luiz Da Silva Calaça

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal