- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Durante meu atendimento aos usuários na UPA do município de Três Rios durante o período de três anos foi possível observar a carência de informação da população, o medo do desconhecido e a falta de conhecimento das redes de saúde e assistência, trazendo muitos conflitos. Diante deste quadro o usuário/paciente vê na UPA uma alternativa para tentar resolver todas os seus problemas, sejam eles físico, psicológico ou social. O projeto humanização foi implementado na UPA do município de Três Rios, foi iniciado em 2016 e está vigente até a presente data, oferecendo ações de humanização realizadas junto ao público alvo formado por usuários dos serviços de saúde e os profissionais que trabalham na unidade. Após observar as carências dos usuários e a possibilidade de melhoria no atendimento oferecido, a fim de estreitar a relação entre quem cuida e quem é cuidado e poder afirmar que a assistência prestada é qualificada, fiquei motivada a implementar o projeto humanização visando o caráter preventivo, promoção, proteção e recuperação da saúde, e capacitação dos funcionários, trazendo informações pertinentes.
Pode-se considerar que a falta de informação e conhecer um pouco a unidade onde está sendo atendido, quais os serviços oferecidos, quais os profissionais que trabalham nesta unidade, são os principais problemas identificados.
O processo de humanização pode ser visto como uma ferramenta de gestão que valoriza a qualidade do atendimento, valorizando as dimensões biopsicossociais dos usuários dos serviços de saúde e enfatizando a comunicação e a integração multiprofissional. Por esse motivo, recomendaria esta prática em todas as unidades de saúde.
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