Olá,

Visitante

A saúde está entre nós – documentário produzido pela VideoSaúde Fiocruz e ANA

RESUMO: o documentário A saúde está entre nós aborda o uso tradicional e popular de plantas em três comunidades periféricas na região metropolitana do Rio de Janeiro: Jacarepaguá (projeto Profito), Vargem Grande e Belford Roxo (Rede Fitovida). Demonstra também, no Hospital do Andaraí, o uso da fitoterapia na medicina convencional como prática integrativa e complementar – política do SUS. OBJETIVOS: este vídeo integra uma série produzida pela ANA (Articulação Nacional de Agroecologia) e a VideoSaúde Distribuidora/Fiocruz sobre agroecologia e saúde no Brasil, com objetivo de divulgar e apresentar questionamentos sobre diversas práticas culturais e projetos sociais que constroem a realidade da saúde e da agricultura no país.METODOLOGIA: pesquisa sobre comunidades e projetos que utilizam plantas medicinais

O conhecimento popular tradicional sobre usos de plantas na saúde – parte essencial da agricultura familiar de práticas agroecológicas – apesar de contar com reconhecimento e incentivos por meio de políticas governamentais, disputa espaços econômicos e simbólicos com grande empresas privadas e, paradoxalmente, com o próprio Estado. A informação científica e a prática médica também fazem parte deste cenário de profundos conflitos de interesses, onde o poder de comunicação tem papel estratégico.

A informação científica e a prática médica também fazem parte deste cenário de profundos conflitos de interesses, onde o poder de comunicação tem papel estratégico. Documentário dirigido por Tiago Carvalho, produzido pela Articulação Nacional de Agroecologia e VideoSaúde Distribuidora/ Fiocruz.

Para fomentar discussões sobre o tema das plantas medicinais o vídeo A saúde está entre nós está acessível, entre outros links, em: vimeo.com/70507705 ou cópias em DVD na VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz (2290-4745)

Principal

Magda Maria Cardoso Nogueira Da Silva

magdanogueira35@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Niterói

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

31 jul 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
A educação permanente dos profissionais de enfermagem como estratégia no enfrentamento à dengue
Paraíba
Práticas
Oficina de atualizacao dos cadastros para melhoria da cobertura vacinal em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba
Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba