Estratégia inovadora de gestão compartilhada na implantação das Práticas Integrativas e Complementares ao SUS no município de Braço do Norte (SC)

O município de Braço do Norte, localizado ao sul do estado de Santa Catarina vive questões complexas e não consegue contratualizar os prestadores de serviços pelo valor estabelecido, tendo que complementar com recursos próprios. Esta situação obriga os gestores municipais a buscarem alternativas para garantir a assistência integral para população. Nesse sentido, foi visto que as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) podem ser complemento viável para o sistema local de saúde. Diante disso, a secretária de saúde realiza parceria com o Conselho Municipal de Saúde e ONG Associação pela Vida em Harmonia (AVHA), e nasce à estratégia chamada de uma ação a três mãos. Com o sucesso da parceria, a Secretária de Saúde disponibilizou uma casa e um convênio valor de repasse financeiro mínimo para manutenção dos serviços. Deste movimento surge o Centro de Educação em Saúde Práticas Integrativas.

Incorporar e implementar as PICs no SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada para o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde. Estimular as ações referentes ao se o CESPI se trata de estratégia inovadora de gestão compartilhada implantada em final de 2017. É coordenado por enfermeira cedida pelo Estado, um servidor de serviço geral e um técnico cedido pelo munícipio, os demais membros da equipe são todos voluntários, que são em 150. Os serviços ofertados são: curso para profissionais da saúde, curso de fitoterapias, curso de Reiki Reiki Tai Chi Chuan massagem terapêutica auriculoterapia ventosaterapia acupuntura constelação familiar yoga e grupos de mulheres. O custo não ultrapassa o valor de R$ 2000,00 à R$3000,00 reais/mensal para atender a média de 400 pessoas por mês.

A estratégia mobilizou 150 voluntários e incita construção de novos projetos. Possibilitou forte parceria entre comunidade e o serviço público. E assim, o movimento cria elo entre quem deseja doar seu serviço e quem deseja receber e entendemos que devemos compartilhar com todos os municípios do Brasil que encontra se na mesma situação de insuficiência de recursos financeiros e sobrecarga. Esse projeto tem caráter multiplicador, pois deseja-se multiplicar ações que poderão garantir ou permitir a continuidade/ampliação da iniciativa, podemos garantir que sim, a experiência pode ser facilmente replicada por outros municípios e o custo é praticamente autossustentável. As PICS expressam o desejo de mostrar que é possível implementar outras práticas de saúde. o que move as pessoas envolvidas no projeto é o impulso de participar ativamente de um processo capaz de mostrar que são possíveis outras formas de aprender, praticar e cuidar da saúde, de si e dos outros. o movimento que trabalha pela ampliação das práticas integrativas e complementares no município brota da aspiração de abandonar a passividade para inventar novos espaços e promover saúde.

Principal

Eliane Cristina Martins

cristinamrtinsbn@gmail.com

Coautores

Jandira Mirian Wganer Rogério

A prática foi aplicada em

Braço do Norte

Braço do Norte

Braço do Norte

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Braço do Norte (SC)

Rua Anita Garibaldi - São Francisco, Braço Do Norte - SC, 887500.000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Sérgio Fernando Domingo Arent

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

18 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas