Olá,

Visitante

Cecom e Sua Contribuição nas Mudanças do Processo de Trabalho dos Profissionais da Saúde do Município de Regente Feijó e nas Ações de Prevenção e Promoção em Saúde

o Município de Regente Feijó foi fundado em 28 de Julho de 1922 e, emancipado em 28 de Julho de 1935. Sua população é de 19.860 habitantes, com cobertura de 100% de atenção básica. Por ter uma rede de assistência com serviços e profissionais bons o suficiente para a realização de ações de prevenção, promoção, tratamento e recuperação da saúde, sempre houve a observação de que as equipes acabavam investindo mais em ações de tratamento e recuperação e, as de prevenção e promoção em saúde, eram feitas em pequenas proporções. Notava-se, também, que as realizações dessas ações ficavam sempre muito vinculadas às enfermeiras e, devido a todas as tarefas pertinentes ao seu papel na unidade, não sobrava tanto tempo ou energia para ações inovadoras, envolventes e que pudessem despertar na população, o verdadeiro sentido do autocuidado e da prevenção. Com isso, pensou-se em criar uma comissão com profissionais, que se reuniriam para pensar e organizar as ações de prevenção e promoção em saúde.

Melhorar o processo de trabalho relacionado às ações de prevenção em saúde ampliar a participação dos profissionais na construção destas ações inovar as ações, para aumentar a participação popular conscientizar a população sobre a importância da prev em 2016, criou-se a CECOM (Comissão de Eventos e Comunicação). Foi feita uma conversa com todas as equipes para a apresentação de seus objetivos e para se buscar integrantes. Com a adesão dos funcionários, houve uma primeira reunião para se construir propostas de trabalho da comissão e, para divulgar tudo que seria realizado, foi criada uma página no facebook. Desde então, a comissão se reúne duas vezes ao mês para o levantamento das necessidades de atividades, levam as sugestões para as equipes, discutem e criam ações para tais necessidades e, voltam para a CECOM para se compartilhar as propostas e se construir uma programação unificada para o Município, respeitando a característica de cada equipe e o seu território.

Desde que a CECOM começou a planejar as ações, nota-se um comprometimento maior dos profissionais com o trabalho preventivo, maior expressão da criatividade, os profissionais estão mais motivados, a população tem mais informações sobre o que será realizado e aderem mais as ações, houve uma maior valorização do serviço de saúde municipal, a população procura mais pelos equipamentos da rede através do incentivo a prevenção em saúde, mudando com isso o seu perfil, no que diz respeito ao autocuidado. A página da saúde é muito acessada, existem postagens que já alcançaram quase cinco mil pessoas, a população procura por serviços nas unidades depois de verem as postagens feitas.Espera-se que o município possa, no futuro, visualizar uma comunidade mais consciente sobre a importância da prevenção e promoção em saúde, mais ativa na parceria e execução das ações propostas, com hábitos de vida mais saudáveis e, com diminuição de doenças graves. Espera-se também, que os profissionais estejam a cada dia mais comprometidos com essas ações e as realizem com muita criatividade e motivação, pois sabem de sua importância e dos seus impactos na saúde.

Principal

Fabiana Sabino Bento De Souza

fabiana.sabino@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Regente Feijó

São Paulo

Sudeste

Instituição

Rua Brigadeiro Tobias, 1099 – Portal Do Sol – Regente Feijó

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Fabiana Sabino Bento De Souza

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal