- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Trata-se de um relato de experiência sobre ação de Educação Permanente em Saúde (EPS) como dispositivo e ferramenta do monitoramento e avaliação dos indicadores de desempenho da APS do município de Cajazeirinhas (PB). A intervenção foi desenvolvida no período de janeiro a dezembro de 2021, em que os 7 indicadores de desempenho foram monitorados e avaliados individualmente a cada quadrimestre, e o cálculo do indicador sintético final (ISF), medido na mesma periodicidade. De forma mensal, individual e quadrimestral referente ao 1º, 2º e 3º quadrimestre de 2021. As Equipes da APS discutiram e promoveram o reconhecimento dos resultados alcançados, das inconsistência dos dados registrados no prontuário eletrônico do cidadão (PEC) e a efetividade da necessidade de aperfeiçoamento das estratégias de intervenção por indicador através de reuniões semanais, contratação de um software que atendeu as necessidades de modernização da gestão no monitoramento e avaliação das ações e serviços de Saúde ofertados nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS), definiram as prioridades e o planejamento de ações para melhoria da qualidade da assistência no território, realizando um plano de ação para cada estratégia nos indicadores de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e condições crônicas, monitorando os cadastros individuais por agente comunitário de saúde, identificação dos cadastros duplicados de cidadãos dentro do e-SUS PEC.
Apontando a organização de ações em saúde no município de Cajazeirinhas no que se refere em melhorar o cumprimento dos indicadores estabelecidos em 2020 pelo Ministério da Saúde que muda e implementa as regras do Previne Brasil. Visando atender às exigências para um atendimento com mais qualidade e fidedignidade nas informações de saúde, foi implantado o prontuário eletrônico do cidadão. E em fevereiro de 2021 para facilitar o processo de monitoramento e avaliação, o município começou a fazer uso do aplicativo e-SUS feedback, que permite acompanhar os resultados do Previne Brasil a partir dos celulares e computadores. Informatizando suas equipes da Estratégia Saúde da Família e definindo as prioridades e o planejamento de ações para melhoria da qualidade da APS no território realizando um plano de ação para cada estratégicas de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e condições crônicas, monitorando os cadastros individuais por agente comunitário de saúde. Desta forma ficando fácil identificar e corrigir as fragilidades. Logo foi possível observar que 4 dos 7 indicadores do programa Previne Brasil estavam abaixo da meta no mês de fevereiro de 2021, assim entre fevereiro e março do mesmo ano, observa-se o crescimento em 6 dos 7 indicadores. Diante do exposto acima, surge o seguinte questionamento: como a educação permanente pode remodelar e melhorar os indicadores de saúde no município de Cajazeirinhas?
O presente relato expôs uma experiência exitosa, pois podemos perceber que o processo de monitoramento e avaliação integrado ao dia a dia de trabalho das equipes, junto com a Educação Permanente em Saúde e implementação das ações voltadas para os indicadores com déficit, melhorou de forma significativa os 7 indicadores do Previne Brasil. Com a informatização o município também amplia as possibilidades de envio correto de dados e atendimentos aos requisitos do programa Previne Brasil para maximizar os recursos Federais repassados na captação ponderada ao pagamento por desempenho e ações estratégicas.O processo de monitoramento foi integrado ao processo de trabalho dos profissionais das duas equipes no município, como também todos têm acesso ao app eSUS feedback, tornando-se essa ferramenta de grande relevância para nosso trabalho, servindo de experiência exitosa para outras gestões municipais.
Cajazeirinhas, PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO