Dengue: uma abordagem além do combate ao vetor nos centros de educação infantil

A dengue é uma doença viral, febril e aguda, sendo a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, incluindo o Brasil, onde as condições climáticas e ambientais favorecem o desenvolvimento e a proliferação dos vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus. Para que a doença ocorra são necessários três componentes, o vírus, o vetor e a pessoa susceptível. O Programa Saúde na Escola (PSE) tem estabelecido ações de combate ao Aedes como temática relevante a ser trabalhada no contexto das escolas brasileiras, entretanto no biênio de 2023-2024 foi estabelecida pelo Ministério da Saúde a temática da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil como prioridade. Em virtude da epidemia de dengue que está ocorrendo no Brasil, houve a necessidade de produzir um recurso audiovisual para abordar a dengue nos Centros de Educação Infantil (CEI) em que o foco não fosse apenas voltado para as estratégias de combate ao vetor, mas também voltado para a importância da alimentação saudável para fortalecer a imunidade e melhorar a qualidade de vida dos escolares. Tendo em vista que os profissionais que atuam no PSE já estavam trabalhando a temática da alimentação saudável nas escolas. O vídeo foi produzido por uma Enfermeira do Programa Saúde na Escola do Município de Petrópolis (RJ) no mês de março de 2024, tendo como população alvo crianças até 6 anos de idade.

Objetivos: desenvolver um vídeo como recurso didático para que profissionais da saúde e da educação pudessem abordar a dengue nos Centros de Educação Infantil.
Facilitar, por meio deste recurso, que profissionais da saúde e da educação transmitam a importância da prevenção da dengue, assim como a adoção de uma alimentação mais saudável possível.

Em fevereiro de 2024, a equipe do PSE foi convidada a participar do Comitê de Arboviroses da Prefeitura Municipal de Petrópolis, devido ao aumento do número de casos de dengue. Dentre outras ações, foi proposta pelo PSE a elaboração de materiais educativos para prevenção da dengue nas escolas, de forma que os profissionais da saúde e da educação pudessem trabalhar a temática com mais segurança. Diante deste contexto, surgiu a necessidade de construir um recurso audiovisual para facilitar o entendimento das crianças sobre a dengue nos Centros de Educação Infantil da rede pública de ensino do município.
Em um primeiro momento, foi criada a história de uma personagem chamada Dona Mosquita, que precisava de sangue para se alimentar e produzir mais mosquitinhos. As ilustrações foram feitas e animadas de acordo com o briefing proposto por meio do programa Procreat por uma profissional em design e comunicação visual. A mesma narrou a história em áudio, inseriu legendas em português e finalizou o arquivo no programa CapCut. Em um segundo momento, o vídeo foi encaminhado para aprovação pela Assessoria de Comunicação do Município de Petrópolis (ASCOM) e em seguida foi enviado para a Secretaria de Educação distribuir aos CEI. O vídeo também foi disponibilizado para as equipes das Estratégias da Saúde da Família que atuam nos CEI dentro dos seus territórios.

O vídeo foi desenvolvido com êxito e obteve aprovação pela ASCOM em tempo hábil para ser utilizado pelos profissionais da saúde e da educação durante a epidemia de dengue. Por meio deste recurso foi possível divulgar para as crianças a importância de não acumular lixo para que não tenha locais com água parada e possíveis criadouros do mosquito, como também, enfatizar a importância de ter uma alimentação saudável para fortalecer a imunidade contra as doenças virais.

O recurso audiovisual desenvolvido atingiu os objetivos propostos e funcionou como recurso didático para que profissionais da saúde e da educação abordassem a temática da dengue nos CEI. Fazendo com que as crianças se conscientizassem da importância de ter hábitos saudáveis para a manutenção da saúde.

Principal

Fernanda Loureiro de Moura

fernanda.loureiro@outlook.com

Enfermeira

Coautores

Fernanda Loureiro de Moura e Deborah Cinelli Correa Netto

A prática foi aplicada em

Petrópolis

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Figueira de Melo, 106 - Centro, Petrópolis - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Fernanda Loureiro de Moura

Conta vinculada

26 mar 2024

CADASTRO

21 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

15 fev 2024

inicio

20 mar 2024

fim

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas