Caminhada ecológica de Luzerna: cinco anos interagindo saúde e meio ambiente

A prática de exercícios físicos vem conquistando cada vez mais adeptos, podendo ser comprovado pelo aumento de números de academias e centros de treinamento. Porém, existe uma parcela da população que continua relutante e cabe aos profissionais de saúde da família buscar alternativas para tornar a pratica mais agradável. Luzerna situa-se no meio oeste de Santa Catarina, possui cerca de 7 mil habitantes e um relevo montanhoso que dificulta a prática de exercícios. o ambiente rural, atrai muitas pessoas que procuram se afastar do caos urbano e se constitui em um excelente ambiente para a pratica de exercícios leves como as caminhadas. A equipe do Nasf buscou unir duas situações observadas, a baixa procura por atividades físicas coletivas e o grande zelo que as pessoas tem pelo seu local de moradia. Desta forma, organizou-se a primeira caminhada ecológica, levando as pessoas a uma caminhada supervisionada do centro da cidade, adentrando as ruas do interior.

Relatar a experiência na organização de um evento de promoção de saúde por meio de uma caminhada ecológica no município de Luzerna (SC). A organização do evento começa com a definição do trajeto a ser realizado, bem como a definição das cores da camiseta. Após, inicia-se a divulgação junto aos grupos de atividades físicas e de promoção de saúde, como o hiperdia e idosos e junto às instituições de ensino. No dia do evento são organizados pontos de coleta de informações e pontos de apoio (hidratação e alimentação, com frutas da época) no decorrer do trajeto que conta sempre com 3 opções de distância e com carros de apoio para eventuais necessidades. A equipe se divide entre as tarefas de apoio e de incentivo, indo caminhar junto a população. Ao final são plantadas sementes de arvores nativas, bem como feita distribuição de mudas aos participantes.

O evento a cada edição obtém aumento no engajamento dos organizadores e da população. A primeira edição contou com menos de 80 pessoas, na ultima foram 347. o perfil do participante da ultima edição foi feminino (82%), residem na zona urbana (89%) e com idade entre 25 e 60 anos (65%). 16% dos participantes eram hipertensos, 72% dos jovens se diziam estressados a maior parte do tempo. Nas ultimas edições tivemos participação de duas universidades e um colégio agrícola, levando o estimulo da pratica aos jovens e aos professores. Na ultima edição contamos com mais uma ação, a campanha da febre amarela, onde no ato da inscrição o participante tinha de levar sua carteira de vacinação e deixar ela em dia com o calendário de vacinação. O evento vem superando expectativas e aumentando o engajamento em projetos relacionados a atividade física, alimentação correta e uso racional de medicamentos. O alcance disseminado para outros municípios favorece a saúde de toda a região. A vinculação do controle da carteira de vacinação aumentou consideravelmente a cobertura de vacinação no município que estava bem abaixo do esperado. Novas ações como a conscientização da importância das práticas integrativas e complementares serão inseridas.

Principal

Luis Fernando Dahmer Peruchini

secretario.saude@luzerna.sc.gov.br

Coautores

Renata Dalberto, Fabiana Finger, Eduardo Santos De Mattos, Flávia Martão Flório

A prática foi aplicada em

Luzerna

Luzerna

Luzerna

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Rui Barbosa, 940 - Centro, Luzerna - SC, 89609-000, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Luis Fernando Dahmer Peruchini

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

19 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas