A leptospirose é uma zoonose de importância mundial, considerada um problema para saúde pública devido sua alta letalidade. A ocorrência deste agravo está relacionada às precárias condições de infraestrutura sanitária e a presença de infestação por roedores infectados. Em setembro de 2017 houve a notificação de caso suspeito de leptospirose, a investigação evidenciou o local de trabalho como local provável de infecção, na inspeção sanitária realizada pelas equipes da Vigilância em Saúde foi constatada a presença de raticida de uso doméstico disposto de forma irregular, presença marcante de vestígios de roedores em vários pontos do estabelecimento, inadequada condição higiênico-sanitária, estrutura física em péssimo estado de conservação os problemas detectados comprometiam a saúde dos trabalhadores e representavam risco à saúde dos consumidores.
Apresentar a experiência exitosa do Departamento de Vigilância em Saúde de Hortolândia (SP) Vigilância Epidemiológica (VE), Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Vigilância Sanitária (VISA) e Saúde do Trabalhador na condução de um caso de leptospirose, as equipes da VE e UVZ realizaram visita domiciliar para coleta de informações que permitissem identificar o local provável de infecção (LPI) a avaliação do domicílio constatou ausência de vestígios de roedores paciente negou contato com água de esgoto e enxurrada. O relato do exercício da função de açougueiro em um supermercado com presença de roedores, presença de mercadorias roídas e o uso incompleto de equipamentos de proteção individual (EPI) direcionaram o LPI ao local de trabalho. Realizada fiscalização no ambiente de trabalho pelas equipes do Departamento de Vigilância em Saúde para avaliação de riscos, orientação e autuação para correção de irregularidades. Houve retorno regular ao estabelecimento até a conclusão das adequações.
Frente aos levantamentos realizados pela equipe do Departamento de Vigilância em Saúde constatou-se que o LPI estava associado ao local de trabalho, realizado a notificação de acidente de trabalho grave devido à necessidade de internação hospitalar e redução temporária da capacidade de trabalho. O supermercado realizou as adequações necessárias, como a organização e higienização de equipamentos e utensílios, armazenamento e refrigeração adequada dos alimentos, manutenção e adequação estrutural que são de fundamental importância no controle de pragas. Houve reforma no refeitório, fornecimento de EPI aos trabalhadores e a contratação de uma nutricionista. o paciente retornou ao trabalho em 01/2018 e permanece desempenhando a mesma função. Diante da notificação de um caso suspeito de leptospirose as equipes do Departamento de Vigilância em Saúde desencadearam ações de investigação e intervenção de forma ampla e objetiva, o êxito alcançado na condução deste caso, evitou o aparecimento de novos casos e a melhora substancial no ambiente de trabalho, ficando evidente a necessidade da atuação conjunta dos serviços que compõe o Departamento de Vigilância em Saúde, o resultado positivo desta atuação resultou na parceria para novas ações.
Rua Pedro Alexandrino de Oliveira Filho, 105 - Residencial Cosmos, Campinas - SP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO