VACINAÇÃO NO SHOPPING: FACILIDADE DE ACESSO E HORÁRIOS CONTRIBUINDO NO AUMENTO DE DOSES APLICADAS

1- Apresentação

O Ministério da Saúde e os Estados vêm incentivando ações de microplanejamento nos Municípios com o objetivo de melhorar as coberturas vacinais locais, além de ampliar o acesso aos grupos populacionais não vacinados, considerando estratégias inovadoras com base no perfil demográfico e epidemiológico.
O município de Teresópolis, aderiu a Estratégia e participou da Oficina Regional de Microplanejamento de Atividades de Vacinação de Alta Qualidade, em outubro de 2023.
Ao falar de estratégias inovadoras, o desejo era incorporar antigas e novas propostas para considerar que todos deveriam estar envolvidos no processo de ampliação de ações de imunização voltadas, em especial aos grupos de não vacinados, prevenindo o retorno de surtos de doenças imunopreviníveis e nesse contexto, entre as estratégias que foram adotadas com o microplanejamento pelo município, foram ações que facilitassem o acesso da população a vacinação com locais diferenciados e horários alternativos.
Dessa maneira, o Plano Municipal explorou potências municipais de concentração e circulação de pessoas, sendo assim buscamos parceria com o mais movimentado Shopping do Município, que de movimentação nos mostrou um fluxo mensal de pessoas de 350.000, sendo finais de semana o maior.
Desta forma pactuamos por realizar a vacinação nos finais de semana e feriados, nos horários do Shopping, ou seja, horários ampliados, alternativos fora do horário comercial e até o turno da noite.

2- Objetivos
2.1 – Objetivo geral:
• Melhorar a cobertura vacinal do Município ampliando o acesso da população ao serviço.
2.2- Objetivos específicos:
• Aumentar a cobertura vacinal do Município;
• Reduzir o risco de ocorrência de doenças Imunopreveníveis;
• Criar espaços de fácil acesso a vacinação em locais centrais e com alta circulação de pessoas;
• Ampliar o horário de vacinação em dia alternativos e horários estendidos;

3- Metodologia
Após a análise da cobertura municipal de imunização e incentivo de ações do microplanejamento foi criado uma comissão para pensar em estratégias de facilitar o acesso a população com horários estendidos e dias alternativos fora dos dias e horários comerciais.
Uma das estratégias foi buscar parceria em locais de alta concentração e circulação de pessoas, com isso foi realizado contato com o mais movimentado Shopping do Município através de e-mail, onde prontamente foi respondido e agendado a reunião. Neste momento realizamos uma parceria onde o Shopping realizaria a atividade de responsabilidade social que desejava e o Município criaria um espaço de atendimento alternativo para imunização da população.
Iniciamos no final de semana do feriado da Páscoa e período de campanha da Influenza, de 29 a 31 de março de 2024, se mantendo ao longo do ano.
Foi realizado campanhas publicitárias nas mídias sociais do Shopping e do Município, além de reportagens na imprensa local e Banners nos Totens do Shopping para divulgação do serviço.
Por ser uma ação estratégica, extramuros de uma unidade de saúde e com prazo de execução indefinido, uma vez que alcançados os objetivos, ficaríamos por um longo prazo, não criamos o Cadastro de Estabelecimento de Saúde (CNES) para o local, todo registro então foi manual e digitado no sistema posteriormente de acordo com os CNES das unidades de saúde dos bairros dos usuários, ou na unidade central do Município.

Com a análise da baixa cobertura vacinal no Município, percebemos a necessidade de buscar uma nova estratégia que facilitasse o acesso da população a vacinação, um local central, de alta circulação e com a possibilidade de horários alternativos, fora do horário de trabalho das pessoas. Buscamos a parceria com o mais movimentado Shopping, que prontamente demonstrou grande interesse em realizar ações sociais iniciando o compromisso de responsabilidade social que desejavam.

4- Resultados
O Município de Teresópolis possui 24 salas de vacinas ativas cadastradas no CNES e de acordo com os dados da Rede Nacional de Dados em Saúde no Painel de Departamento e Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde (DEMAS) do Ministério da Saúde, o Município teve um total de 60.279 doses aplicadas no ano de 2024.

A Estratégia de Vacinação no Shopping realizou no período do dia 29 de março de 2024 a 30 de dezembro de 2024 a aplicação de 4.587 doses de vacinas de rotina apenas nos finais de semana e feriados, o que representa 7,6% do total de vacinas aplicadas em todo Município. Estes resultados nos incentivaram a dar continuidade na Estratégia para ao ano de 2025, o que já está sendo alinhado pela gestão municipal e a administração do Shopping que também deseja a continuidade do serviço.

5- Conclusões
A Facilidade de Acesso por ser um ponto Central, com comercio e serviços essenciais, onde há uma grande circulação de pessoas e a ampliação de horários alternativos fora do horário de trabalho da população contribuíram significativamente no aumento de doses aplicadas de vacinas no Município de Teresópolis/RJ, o que nos impulsiona a manter a Estratégia e a até mesmo buscar novas alternativas de pontos de alta concentração e circulação de pessoas no Município.

A Estratégia contribuiu para o aumento das coberturas vacinais, uma vez que realizou 7,6% das doses aplicadas em todo Município. Segundo dados da RNDS no painel DEMAS, o Município teve um aumento de cobertura vacinal em 15 dos 19 imunobiológicos do painel, sendo que dois deles, são aplicados ao nascer, na maternidade, o que não tem influência na Estratégia, outro tivemos períodos de desabastecimento e um deles mantivemos a cobertura, pois o mesmo é realizado em gestantes que já aplicam nas suas consultas rotineiras.

O plano é de continuidade da Estratégia no ano de 2025, já sendo alinhado entre a gestão Municipal e administração do Shopping as questões inerentes para permanência deste serviço à população.

Percebemos que o fator facilidade de acesso no que se refere localização e horários contribuiu significativamente nos resultados, estimulando a continuidade do serviço e até mesmo na busca de novos pontos como estratégia para alcançar nossos objetivos.

Principal

Flavia Medeiros Tayt-Sohn

fmtaytsohn@gmail.com

Coordenadora Municipal de Imunização

Coautores

Flavia Medeiros Tayt-Sohn, Fernanda Ramos Esberard, Elisângela Maria de Oliveira

A prática foi aplicada em

Teresópolis

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Júlio Rosa, 366 - Tijuca, Teresópolis - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Flavia Medeiros Tayt-Sohn

Conta vinculada

24 mar 2025

CADASTRO

24 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

29 mar 2024

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!