Uso do futsal como estratégia de promoção da saúde e diminuição do risco de marginalização: Projeto Caminhos do Viver

A Política nacional de Promoção da Saúde surgiu em 2006, com objetivo de promover qualidade de vida e reduzir vulnerabilidades e riscos à saúde. Um dos eixos é a prática corporal, o esporte, uma prática corporal coletiva, é caracterizado por tomadas de decisões e conteúdos táticos, necessitando desenvolvimento e aprendizagens. Para a aprendizagem, é necessário desenvolvimento de potencialidades e competências individuais, dando oportunidade de integração e personalidade enriquecida. A atividade física não se limita apenas na promoção da saúde, mas também contexto social. Portanto o esporte, além de promover a saúde, é um instrumento transformador de caráter, desenvolvimento humano e social, além de reduzir chances de marginalização. Então, o incentivo ao esporte pode ampliar os cuidados e atenção às crianças e adolescentes em território de risco social e, baseado nesse contexto surgiu no município de Araçatuba (SP), em uma proposta da ESF com o Nasf, o Projeto Caminhos do Viver.

O objetivo do projeto é, através do esporte (futsal), diminuir o risco de marginalização, além de promover saúde, disciplina, desenvolvimento motor e cognitivo e vínculo familiar de crianças e adolescentes moradores de um território com vulnerabilidade. O projeto apresenta 100 crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, do sexo masculino, praticantes de futsal, treinados por educador físico do Nasf em uma quadra cedida no território. Além dos treinos, os adolescentes são avaliados e acompanhados por profissionais da equipe Nasf: nutricionista (avaliação nutricional), fisioterapeuta (avaliação postural) e psicóloga (identificação de vulnerabilidades psicossociais). Também são acompanhados pela equipe da Estratégia Saúde da Família. Há feedback da escola sobre o rendimento e boletim escolar. Secretaria municipal de saúde, associação Saúde da Família e patrocinadores incentivam os participantes do projeto a competirem em diversos jogos da região.

O projeto vem apresentando resultados satisfatórios frente aos objetivos: feedback escola: melhora das notas em 60% dos participantes 100% de crianças e adolescentes vacinados (acompanhamento das carteiras de vacina pela equipe da ESF). Acompanhamento e avaliação de 100% dos participantes com médico, dentista, nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga Melhora do vínculo familiar relatada pelos responsáveis. Melhora do desempenho físico e tático para competições Participação de campeonatos regionais com conquistas de medalhas em primeiro e segundo lugar. Menor marginalização: crianças e adolescentes participantes mantém o foco no esporte com treinos específicos e de condicionamento físico em academia patrocinadora do projeto. Após o início do projeto, o número de participantes vem crescendo, sendo observado menor risco de marginalização, além de promoção da saúde e qualidade de vida, visto acompanhamento da ESF e equipe Nasf em todo contexto de saúde, social, afetivo e escolar.

Principal

Diego Roberto Moreno

drm_edfisica@hotmail.com

Coautores

Fernanda De Oliveira P. Pereira, Vanessa Aparecida Da Silva, Juliana Cajado Gabriel, Carmem Silvia Guariente

A prática foi aplicada em

Araçatuba

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Araçatuba (SP)

R. Padre Roma, 155 - Vila Santo Antonio, Araçatuba - SP, 16015-380, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Carmem Silvia Guariente

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

08 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas