- Educação, Informação e Comunicação em Saúde
Maria do Socorro Melo Brandão
- 05 nov 2024
Através deste relato expõe-se a experiência exitosa quanto à aplicação do Programa Nacional de Cessação de Tabagismo na modalidade de grupo, no município de Concórdia (SC). Este realiza-se desde 2015 com centralidade na atuação interdisciplinar e na construção de vínculos, como forma de garantir a integralidade do cuidado, colocando o paciente como protagonista de seu processo de saúde-doença para que assim seja ofertado um tratamento que de fato seja resolutivo. o tabagismo é hoje, a principal causa de morbimortalidade prevenível, a cessação do seu uso traz um considerável custo-benefício à saúde pública. Além disso, existem os benefícios biopsicossociais ao paciente e ao meio em que convive, por isso torna-se imprescindível que experiências exitosas e em consonância aos preceitos básicos das Políticas Públicas de Saúde sejam divulgadas e repassadas, com intuito de serem reproduzidas e melhoradas e que cada vez mais pessoas tenham acesso ao tratamento para o tabagismo.
Compartilhar a experiência exitosa da implementação e execução, de forma continuada, do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), na cidade de Concórdia (SC). Expondo o trabalho com grupos com centralidade na atuação interdisciplinar como meca Os grupos são realizados desde 2015, acontecem à noite com uma média de 20 participantes, sendo formados 04 grupos/ano. o desenvolvimento é por meio de equipe interdisciplinar composta por Assistente Social, Enfermeiros, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista e Psicóloga, que participam em todos os encontros com ações conjuntas, integradas e inter-relacionadas, por seis meses. Além das prerrogativas apontadas no Consenso para Abordagem e Tratamento do Fumante (2001- Ministério da Saúde) a criação de vínculo é um importante recurso utilizado, bem como apoio profissional, atividades lúdicas, canto, dinâmicas de grupo, uso de materiais audiovisuais, com enfoque na melhora da qualidade de vida e autonomia do paciente.
Nos grupos realizados desde 2015 até 2018 foram acompanhados 204 pacientes com percentual médio de cessação do tabagismo de 62,46% (até a 4ª sessão – planilha de consolidação ao Ministério da Saúde). Essa forma de tratamento interdisciplinar possibilita a troca de experiências entre participantes e equipe, sendo um aspecto terapêutico que contribui significativamente para o processo de cessação. Os benefícios de deixar de fumar não podem ser totalmente mensurados, pois envolvem aspectos psíquicos, familiares e sociais não quantificáveis. Pensar nestes benefícios é seguir os princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde, baseados na integralidade do cuidado tornando o paciente também um protagonista do seu processo saúde doença. Comprova-se assim, a importância da atuação interdisciplinar na saúde, neste caso com a realização de grupo de cessação de tabagismo, no qual todo o acompanhamento é realizado por equipe interdisciplinar, o que possibilita maior efetividade no tratamento e maior superação das dificuldades encontradas ao longo do processo. Dessa forma, busca-se a construção da integralidade do cuidado e respostas mais eficazes as variadas dimensões que envolvem o processo saúde-doença.
Rua João Suzin Marini, 907 - Salete, Concórdia - SC, 90700280
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO