Transtorno do espectro do autismo e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: inclusão sem discriminação

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são condições neurológicas distintas, mas existe uma correlação entre elas. De acordo com a literatura médica, cerca de 30 a 50% das crianças com autismo também apresentam sintomas de TDAH. Por outro lado, aproximadamente 2 a 16% das crianças com TDAH apresentam características de autismo.

A presença simultânea de ambos os transtornos pode complicar o diagnóstico e o tratamento, pois os sintomas podem se sobrepor e interferir uns nos outros. Por exemplo, a hiperatividade e a impulsividade associadas ao TDAH podem mascarar ou obscurecer as características sociais e de comunicação do autismo. Além disso, o TDAH também pode afetar negativamente o desenvolvimento social e as habilidades de comunicação de uma criança autista.

O que moveu a essa iniciativa foi a ausência do Poder Público em promover a verdadeira inclusão da pessoa com deficiência, em especial às crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e TDAH.

Os resultados obtidos foi a inclusão de 274 criança com TEA e 150 com TDAH no processo de reabilitação por uma educação inclusiva.

Uma das dicas que é que haja mais empenho das partes envolvidas.

Principal

Geraldo Souza de Oliveira Filho

geraldosouzadeoliveirafilho@gmail.com

Diretor Presidente

Coautores

Geraldo Souza de Oliveira Filho

A prática foi aplicada em

Monteiro

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Sizenando Rafael, 434 - Centro, Monteiro - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Terceiro Setor

Foi cadastrada por

Geraldo Souza de Oliveira Filho

Conta vinculada

22 fev 2024

CADASTRO

22 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

19 nov 2012

inicio

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas