O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são condições neurológicas distintas, mas existe uma correlação entre elas. De acordo com a literatura médica, cerca de 30 a 50% das crianças com autismo também apresentam sintomas de TDAH. Por outro lado, aproximadamente 2 a 16% das crianças com TDAH apresentam características de autismo.
A presença simultânea de ambos os transtornos pode complicar o diagnóstico e o tratamento, pois os sintomas podem se sobrepor e interferir uns nos outros. Por exemplo, a hiperatividade e a impulsividade associadas ao TDAH podem mascarar ou obscurecer as características sociais e de comunicação do autismo. Além disso, o TDAH também pode afetar negativamente o desenvolvimento social e as habilidades de comunicação de uma criança autista.
O que moveu a essa iniciativa foi a ausência do Poder Público em promover a verdadeira inclusão da pessoa com deficiência, em especial às crianças com transtorno do espectro autista (TEA) e TDAH.
Os resultados obtidos foi a inclusão de 274 criança com TEA e 150 com TDAH no processo de reabilitação por uma educação inclusiva.
Uma das dicas que é que haja mais empenho das partes envolvidas.
Rua Sizenando Rafael, 434 - Centro, Monteiro - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO