Olá,

Visitante

Atendimento médico-veterinário gratuito objetivando o controle de zoonoses no município de Ingá-PB

A saúde animal está intrinsicamente ligada à saúde pública coletiva. A transmissão de doenças entre humanos-animais é prevalente no processo histórico de toda humanidade, sendo uma problemática que deve ser discutida e abordada entre os setores de saúde do município. Os animais podem transmitir doenças infecciosas de forma direta (contato direto com o animal) e indireta (alimentos e recipientes de água contaminados).
Todavia, é dever do município desenvolver estratégias no combate às zoonoses prevalentes no território, como leishmaniose e esporotricose, e estabelecer metas de controle de doenças, com palestras e ações socioeducativas, capacitação e oficinas de profissionais e encontros de vacinação e prevenção de doenças em animais. Além disso, se não houver uma adesão dessa promoção de saúde em animais de forma intercomunicativa entre setores, o bem-estar não só dos animais, mas também com toda a comunidade que convive com os animais.
Objetivo geral

Combater zoonoses no município de Ingá-PB.

Objetivos específicos

• Promover o debate e discussão sobre as principais zoonoses no município de Ingá-PB aos profissionais de saúde;
• Capacitar os agentes de combate às endemias à realização de vacinas antirrábicas em cães e gatos;
• Propiciar atendimento veterinário aos cães e gatos do município com foco em Esporotricose e Leishmaniose;
• Fiscalizar e realizar busca ativa de animais em situação de abandono para a realização de vacinação antirrábica.

Foram desenvolvidas oficinas e capacitações sobre Esporotricose, Leishmaniose, vacinação antirrábica e importância do controle de zoonoses para o bem-estar da população ingaense. Além disso, foi avaliada a necessidade de fiscalização das vacinas antirrábicas fornecidas pela secretaria de saúde, visto que apenas a entrega da vacina não garante a aplicação pelo dono.
Sendo assim, estabeleceu um plano de controle mais efetivo e ativo através dos agentes de combate às endemias com a capacitação para a realização das vacinas antirrábicas em cães e gatos com uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Ingá-PB, Faculdade Integrada de Patos e a Faculdade Rebouças. Após uma avaliação detalhada da vigilância em saúde, a Esporotricose e Leishmaniose foram as zoonoses com prevalência epidemiológica em Ingá.

Com o desenvolvimento de oficinas sobre zoonoses aos agentes de combate às endemias e capacitação dos mesmos para a realização da vacinação, o planejamento foi posto em prática. Foram realizados os mutirões em pontos de referências nos principais bairros da cidade e na Secretaria Municipal de Saúde para a realização das vacinas antirrábicas, coleta para exames citológicos de esporos, educação continuada e orientação de saúde do animal e atendimento com médico veterinário para animais de pequeno e grande porte.
Apenas na primeira atividade, cerca de vinte animais já apresentaram resultado positivo para as zoonoses e os referidos donos saíram do local portando a medicação adequada para o tratamento do processo patológico. Em seguida, na segunda atividade que foi realizada juntamento com o Dia D da vacinação antirrábica foram também ofertados atendimentos veterinários aos animais antes de serem vacinados. Também foi realizada a busca de ativa de animais com o tutor em situações de vulnerabilidade sugestivos de contaminação pelo fungo da Esporotrix Sp. em todo território do município.

A interlocução entre os setores da Secretaria Municipal de Saúde foi fundamental para o controle de zoonoses no município, principalmente entre a vigilância em saúde e agentes de combate às endemias. A capacitação de vacinação aos profissionais propiciou um maior efetividade na vacinação antirrábica no Ingá-PB e uma garantia de promoção de saúde eficaz e ativa.
Além disso, é necessário enfatizar a importância da busca ativa de animais e participação dos agentes comunitários de saúde para a comunicação com a comunidade sobre os dias de vacinação, a importância dessa atividade e as suas consequências não só para a saúde e bem-estar do animal, mas para a sociedade como um todo.

Principal

Matheus Harllen Gonçalves Veríssimo

matheusharllen@gmail.com

Cirurgião-dentista

Coautores

Matheus Harllen Gonçalves Veríssimo; Mayara Shanazes de Oliveira Bacalhau; Adilson Avelino da Silva Filho; Monike Gonçalves do Amaral; Carla Fabyola Cardoso do Amaral Figueiredo; Wyamilla Sandrielly de Oliveira Pereira; Endesson Rosendo da Silva

A prática foi aplicada em

Todos os Municípios (AL)

Todos os Municípios (BA)

Todos os Municípios (CE)

Todos os Municípios (MA)

Ingá

Todos os Municípios (PE)

Todos os Municípios (PI)

Todos os Municípios (RN)

Todos os Municípios (SE)

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Francisco Farias Braga, s/n, Jardim Farias, Ingá-PB.

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Matheus Harllen Gonçalves Veríssimo

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Início da Execução

22/10/2022

Fim da Execução

03/04/2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Capacitação em Boas Praticas Sanitárias para Bares, Bistros e Gastros, 2024
Práticas
Vigilância sanitária de Ipatinga: um olhar na educação sanitária junto ao setor regulado
Práticas
Sensibilizar para conscientizar: Educação em saúde no combate as arboviroses no município de Ipatinga
Todos os Estados (Sudeste), Minas Gerais
Práticas
Projeto social de controle populacional de cães e gatos como função de vigilância em saúde pública
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
Controle das arboviroses no município de Brejo do Cruz – PB
Paraíba
Práticas
O Alcance dos indicadores da imunizaçâo do programa de qualificaçâo das ações de vigilância em saúde
Paraíba