Relação municipal de medicamentos essenciais de Três Rios: uma ferramenta estratégica de ampliação do acesso ao medicamento

O presente estudo traz como proposta divulgar a experiência de reorganização da Assistência Farmacêutica do município de Três Rios, particularmente no que concerne à criação e implantação da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). A Relação Nacional de Medicamentos (Rename) foi o principal instrumento para o planejamento da Assistência Farmacêutica no que tange à seleção de medicamentos no âmbito do SUS de Três Rios. Em 2010, foi criada a Relação Municipal de Medicamentos (Remume), por meio do Decreto municipal nº 4.270 de 14 de dezembro de 2010, para que fosse utilizada como instrumento norteador da assistência terapêutica, a ser observada por todos os prescritores no âmbito das unidades próprias, contratadas e conveniadas com o SUS do município. Esta foi a principal ação relacionada à reorganização da Assistência Farmacêutica, que apresentou importante impacto sobre a melhoria do acesso aos medicamentos. Através dessas ações foi possível melhorar o atendimento das necessidades da população do município e a diminuição da intervenção do poder judiciário. Objetivos: nortear a oferta, a prescrição e a dispensação de medicamentos no SUS, garantindo o acesso a medicamentos com uso racional.

A condução da política de saúde no município sofreu modificações influenciadas pela mudança de governo municipal ocorrida no ano de 2009. Após a transição da gestão, foram identificados, entre outros, vários problemas em relação ao acesso aos medicamentos básicos e com isso foi proposta a reorganização da Assistência Farmacêutica. O acesso a medicamentos era um problema em anos anteriores, até mesmo de medicamentos da farmácia básica. Isso sugeria a insuficiência de organização do setor, o que levou a tomar medidas de reestruturação. Entre estas medidas, destaca-se a instituição da Comissão Municipal de Assistência Farmacêutica, por meio da Portaria Municipal Nº 319/2009, responsável pelo planejamento, programação, monitoramento, controle e avaliação da política de assistência farmacêutica no âmbito do SUS municipal.

Os processos implantados estão em funcionamento e só sofreram aperfeiçoamento, sem mudanças em sua estrutura principal, evidenciando que esta é uma política de estado com plena continuidade.

Principal

Mauricio Gomes Sabino

Coautores

Mauricio Gomes Sabino

A prática foi aplicada em

Três Rios

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Três Rios - Piracema, Três Rios - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Mauricio Gomes Sabino

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

04 dez 2015

CADASTRO

28 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas