Planificação da Atenção Primária à Saúde: organização de processos de trabalho no município de Silvânia (GO)

A planificação da Atenção Primária à Saúde objetiva reestruturar a Atenção Primária à Saúde (APS), garantindo à população acesso aos serviços com humanidade, qualidade, equidade e resolutividade. Proposta esta oferecida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). O processo no município de Silvânia (GO) foi iniciado no ano 2016 utilizando como estratégia a realização de 11 (onze) oficinas e a qualificação dos profissionais. Os facilitadores participavam de encontros proporcionados pela Regional Centro Sul, e posteriormente multiplicava o conhecimento para (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, cirurgiões dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde e outros) que atuam na Atenção Básica (AB) municipal num processo de educação permanente. Reconhecemos nessa proposta gestada a fórmula capaz de produzir uma ressignificação densa na base estrutural do SUS, além disso, alçar a APS à sua condição de epicentro no modelo de organização dos serviços.

Transformar a realidade do sistema local de saúde com ênfase na atenção primária, visando responder as demandas e expectativas da população. Reorganizando as práticas de cuidados e o fluxo de atendimento na APS buscando oferecer ao usuário um cuidado Foram realizadas onze Oficinas da Planificação da Atenção à Saúde com 120 profissionais ligados diretamente nas 08 UBS e 01 Nasf-AB. Onde foi possível uma construção coletiva de conhecimento e levantamento de demandas da realidade local. Estudo dos macros e micros processos da organização da AB. Então iniciado em 2017 o processo de implementação da ESF 08 Bonfim como unidade laboratório onde mensalmente foram realizadas oficinas com agenda protegida da equipe, Nasf-AB e Tutores Regional, com a finalidade de acompanhar e nortear as etapas do processo que eram pactuadas em cada encontro. Após os avanços da organização da unidade laboratório, foi iniciado o processo de expansão para as sete UBSs, com encontros mensais de educação permanente.

Com o processo de expansão em andamento e as mudanças já implantadas na unidade laboratório, podemos acompanhar os benefícios e facilidades nos processos de trabalho diário: implantação de bloco de hora no atendimento ao usuário, no qual o mesmo tem a liberdade de escolha de um horário agendado para suas consultas elaboração de POP (procedimento operacional padrão) para facilitar os processos de trabalhos agenda protegida para reunião e discussão de demandas elaboração de Projeto Terapêutico Singular, autocuidado apoiado e atendimento contínuo aos usuários compartilhamento de cuidados plano de gerenciamento de resíduos estratificação de risco familiar ambiência informatização fluxograma dentre outros. A reestruturação da Rede de Atenção à Saúde vem fortalecendo as práticas de cuidado, promovendo um processo de mudança e organizando os serviços buscando melhor resolutividade das demandas da AB. Desenvolvendo habilidades e competências na equipe, qualificando todos os trabalhadores da APS e realizando avaliação e planejamento, buscando promover avanços no cuidado ao usuário. Vale ressaltar que o processo ainda se encontra em desenvolvimento mas os benefícios já são vistos por toda a população.

Principal

Flávia Dalila Silva Carvalho

flavinhadalila@hotmail.com

Coautores

Paula Rossana De Lima Barbosa Sousa, Ana Letícia Veloso Gomes, Nayana Da Silva Souza Caixeta, Marcos Raphael De Souza Abreu, Lidiane Divina Do Nascimento

A prática foi aplicada em

Goiás

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Silvânia

Rua Mizak Da Costa Ferreira, Qd. 5, Lt. 15, Residencial Anhanguera, Silvânia - GO

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

André Luiz Da Silva Calaça

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

09 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas