- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Nos primórdios do ano de 2016, com a implantação da Planificação da APS no munícipio de Edealina (GO), junto às Unidades de Atenção Básica (UBS) foi possível assinalar quão desordenado estava todo o processo de trabalho, entre eles: territórios mal distribuídos, atendimentos realizados somente por demanda espontânea, ausência de informatização nos processos de trabalho, falta de integralização entre os diversos setores da saúde (Estratégia Saúde da Família – ESF, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF/AB, vigilância em Saúde, academia da saúde, saúde bucal e atenção especializada). Ao longo de quase três anos (2016-2018) desde a implantação, a mudança no perfil da realidade local é notória, tanto para os profissionais de saúde quanto para a comunidade. Haja vista que a satisfação do usuário e a motivação profissional cresceram significativamente.
Objetivo geral: demonstrar os impactos positivos e benéficos da implementação do processo de planificação da APS no cotidiano da rede de atenção à saúde do munícipio de Edealina (GO). O desenvolvimento da planificação da APS deu-se inicialmente por meio de seis oficinas temáticas a nível central, com membros dos governos federal, estadual e municipal, esses chamados tutores. Os tutores municipais replicavam essas nos municípios aos demais profissionais da APS. Logo, iniciou-se a tutoria municipal, onde foram realizadas duas reuniões mensais, uma a nível municipal, outra a nível central. A primeira, entre tutores e profissionais da APS para a discussão do processo de trabalho, levantamento do diagnóstico situacional e elaboração de ações e métodos, a serem utilizados para resolução dos problemas identificados. A segunda, com participação dos tutores, demonstrando vivências, pós planificação, entre os vários municípios.
Sabe-se que a APS é a porta de entrada dos usuários do SUS. Com o advento da planificação da APS, tornou-se possível a resolutividade de questões identificadas durante oficinas e processo de tutoria, antes não compreensíveis e evidenciados. Áreas descritas as unidades de saúde foram reordenadas e ACSs relocados, ajustando a territorialização. Atendimentos foram implementados por bloco de horas e telefone, eliminando extensa demanda espontânea. Informatização das unidades, assegurando privacidade do usuário, desburocratizando agilizando atendimentos. Integralização multiprofissional dos processos de trabalho, desde a APS à atenção especializada, promovendo e desenvolvendo ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde dos indivíduos. Com a implementação da Planificação da APS no município de Edealina (GO) tornou-se possível nortear e administrar com destreza a rede municipal de saúde em sua estrutura e organização. No cotidiano do processo de trabalho, observou-se a satisfação de servidores e usuários. Gerou impactos positivos e benéficos pertinentes à rotina das unidades e à saúde dos indivíduos. Nota-se o quão valioso e primordial foi a planificação para o avanço da saúde municipal, sendo a sua manutenção essencial.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO