Olá,

Visitante

o Uso do Tratamento Restaurador Atraumático (Art) em Escolares do Município de Vitória/Es

Considerando o Programa Saúde do Escolar, o relatório de atividades coletivas em saúde bucal dos escolares das Instituições de Ensino da Prefeitura Municipal de Vitória no ano de 2018, o não comparecimento das crianças encaminhadas para tratamento odontológico e a pactuação do plano de Trabalho entre a Prefeitura Municipal de Vitória e a Faculdade Integrada São Pedro- Curso de Odontologia, é que despertou a busca por aplicação de técnicas que possibilitem o acesso ao serviço de saúde. Diante deste cenário, é que a equipe de saúde bucal em parceria com a Faesa, realizou ação coletiva conhecida como Tratamento Restaurador Atraumático (ART). Esta técnica envolve um conjunto de medidas educativas e preventivas que pode ser executada no próprio ambiente escolar, dispensa o uso de instrumentos rotatórios inclusive anestesia e para selar as cavidades, o uso do material denominado ionômero de vidro.

Colaborar com a redução da incidência e velocidade de progressão das doenças bucais – Diminuir a demanda por atenção odontológica nas Instituições de Ensino Municipais. – Oportunizar tratamento odontológico aos escolares cujas famílias se ausentam o projeto de intervenção foi executado em duas Instituições de Ensino Municipais, como parceria do “Programa Sorria Vitória”. o diagnóstico é rápido e feito sob luz ambiente. as crianças que necessitam de atendimento odontológico recebem encaminhamento, a fim de que os responsáveis possam direcioná-los à UBS. Os que não compareceram e que tenham a indicação para técnica,os familiares recebem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido autorizando a realização do procedimento. Os alunos supervisionados por um professor realizaram orientação sobre técnica de higiene dental, escovação dental supervisionada e selamento das cavidades utilizando o cimento de ionômero de vidro.

– 16 atendimentos e 31 intervenções clínicas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Jacinta Soares de Souza – 26 atendimentos e 72 intervenções clínicas no Centro Municipal de Educação Infantil Terezinha Vasconcelos Salvador – total de 42 atendimentos e 103 intervenções de ART.-Redução de demanda para restaurações nas unidades de saúde visto que pode ser executada no próprio ambiente escolar e/ou centros comunitários – A técnica do ART mostra-se compatível e aplicável com potencial para possibilitar acesso ao tratamento odontológico das crianças cujas famílias se ausentam de comprometimento ao acesso às Unidades de Saúde. – A troca de conhecimentos entre gestores, trabalhadores, docentes e alunos estimula a inovação.

Principal

Simone Tinelli De Lima

saude.bucal@correio1.vitoria.es.gov.br

Coautores

Egídio Davila Junior, Danielle Karla Garioli, Carla Letícia Alvarenga Leite, Silvio Roberto Cribari Teixeira, Moysés Francisco Vieira Netto

A prática foi aplicada em

Vitória

Espírito Santo

Sudeste

Instituição

Rua Coronel Schwab Filho Nº 465 Aptº 904, Bento Ferreira, Vitória Es

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Catia Cristina Vieira Lisboa

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal