- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
A ampliação da oferta de prestação de serviços especializados de média e alta complexidade à portadores de doenças oftalmológicas que necessitam de procedimentos clínicos, ambulatoriais, intervencionistas e cirúrgico com o credenciamento de unidade especializada em oftalmologia no município de Araçatuba para atender à região. Cumprir mandado judicial gerado pelo grande número de idosos aguardando procedimento cirúrgico de catarata. A alteração no financiamento do glaucoma pelo ministério da Saúde sendo incorporado ao teto MAC. Superar a fragmentaçao do atual modelo tanto para o cuidado como para o financiamento, no qual o usuário após entrar no serviço fica, transitando de fila em fila: espera para consulta, espera para exames, espera para avaliação pré-operatório, sem prazo para a cirurgia: opera um olho e não tem previsão para o segundo olho, uma eterna peregrinação … e o gestor autorizando e providenciando transporte a cada procedimento.
Implantar um novo modelo de assistência oftalmológica, para reduzir o tempo de espera, garantir cuidado integral e acesso ao tratamento em tempo oportuno. Inicia-se com a busca de experiências compatíveis com as necessidades. Neste momento, Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (SP) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde discutiam proposta para o Glaucoma, e entre elas a modelagem. Eureka! Eis o modelo. E lá fomos pesquisar documentos do MS e ouvir os técnicos. Momento de olhar as singularidades regionais para definir os módulos. Intensa construção e negociação, busca de evidências para a decisão trabalho conjunto entre Departamento Regional de Saúde 2, SMS e Cosems. Definidos os módulos: catarata, pterígio, glaucoma e retina. Passamos ao momento da modelagem. o mais valorizado foi o gestor não precisar controlar o valor de cada procedimento e a agilidade na conclusão do módulo. Indicado representante dos colegiados para a comissão de avaliação do contrato. Aprovado.
Fortalecimento da construção regional , da relação solidária entre os municípios e município e estado. Fortalecimento da CIR como instância de pactuação. Transparência do processo, possibilitando acompanhamento e propostas de todos os gestores envolvidos. – Garantia da resolutividade e da integralidade. Aumento da oferta da assistência oftalmológica – Fortalecimento da regulação regional – Facilidade para controle da execução e do custo através dos módulos. Modelagem considerou as características da região, valorizando o fluxo já existente e facilitando o acesso, reduzindo o número de retornos. Este processo de construção exitoso motivou a região e elaborar a Rede Regional de Oftalmologia, reorganizando o procedimento realizados em cada serviço a fim de possibilitar atender cirurgias e procedimentos para os quais não temos referência ou a oferta é em outras regiões, demandando viagens longas, em média 500 km. Esta será a segunda fase, programada para 2019. Também para utilizar esta metodologia em outras especialidades com prioridades definidas em acordo com as regiões de saúde.
Jardim Sumare, São João de Meriti - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO