Olá,

Visitante

Avaliação e Acompanhamento do Estado Nutricional de Pacientes em Terapia Nutricional Via Oral e Enteral, Atendidos na Rede de Saúde do Município de Paraguaçu Paulista-Sp

A avaliação nutricional é um método de diagnóstico que avalia as condições nutricionais do organismo. Com ela, é possível identificar os distúrbios nutricionais, como a desnutrição e possibilitar intervenção adequada, sendo um importante indicativo da qualidade de vida dos indivíduos, principalmente naqueles com terapia nutricional via oral (TNO) e enteral (TNE). A identificação precoce do risco nutricional, e o estabelecimento da terapia nutricional (TN), quando indicada, visa melhorar o aporte energético e de nutrientes, revertendo o quadro de desnutrição e seus agravos, diminuindo assim, os custos com saúde. o acompanhamento nutricional é de extrema importância, para verificar a eficácia do plano nutricional proposto e avaliar a evolução do paciente. Com isso, foi desenvolvido um trabalho observacional, das avaliações e acompanhamentos nutricionais, dos pacientes com TN, no município de Paraguaçu Paulista, iniciado em de 2017 e aprimorado em 2018.

Avaliar e acompanhar o estado nutricional de pacientes em TNo e TNE da rede de saúde do município de Paraguaçu Paulista-SP, através de dados observacionais, para garantir a assertividade nas intervenções e ações nutricionais atreladas ao custo em saú o presente estudo observou separadamente, os anos 2017 e 2018, com a coleta de dados do prontuário nutricional dos pacientes com TN e lançado em planilha de calculo. em 2017 a análise foi simplificada. Já em 2018,analisou a evolução dos pacientes. A amostra foi composta por adolescentes, adultos e idosos, restritos ao domicílio ou não. as visitas domiciliares eram trimestrais, com exceções e acompanhadas pela Assistente Social. Na impossibilidade de avaliar peso e altura real, eram realizadas estimativas (Chumlea et al., 1985), determinado o diagnóstico nutricional pelo Índice de Massa Corporal (IMC), e realizado as orientações e adequações nutricionais necessárias, na prescrição da TN industrial com descrição em prontuário.

em 2017, avaliou-se 108 pacientes, 62,96% estavam desnutridos, 25% com eutrofia e 12,04% excesso de peso. A maioria era idoso (81,48%), adulto 17,59%. Os deambulantes eram 66,67%, acamados 33,33%. A via de administração, via oral (V.O) resultou em 73,15% e a sonda-nasogástrica (S.N.G) 25,93%. Já em2018, avaliou-se 94 pacientes, 67,02% estavam desnutridos, 25,53% eutróficos e 7,45% com excesso de peso. Idosos eram 71,28%,adultos 24,46%. Os deambulantes foram 39,36%, acamados 43,62% e parcialmente acamados 17,02%. A via de administração predominante, também foi V.o com 62,77% em segundo lugar a SNG 34,04%. Durante os retornos em 2018, notou-se redução da desnutrição, e aumento da eutrofia. A desnutrição caiu para 60% e depois para 57,14%.A análise da avaliação e acompanhamento nutricional evidenciou a prevalência da desnutrição nos pacientes com TN em 2017, gerando ações nutricionais importantíssimas, que envolveram gestão, equipes de saúde, familiares, comunidade e fornecedores, resultando em indiscutíveis efeitos positivos na redução da desnutrição durante os acompanhamentos nutricionais em 2018, consequentemente reduzindo os agravos em saúde, custos e melhor qualidade de vida desses pacientes.

Principal

Talita Rodrigues Dos Santos

talita.santos@eparaguacu.sp.gov.br

Coautores

Geisamara Dos Santos Vieira, Cristiane Bomfim De Lima Gomes,

A prática foi aplicada em

Paraguaçu Paulista

São Paulo

Sudeste

Instituição

Rua Doze De Outubro, 30, Lutécia-Sp

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Cristiane Bomfim De Lima Gomes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal