Grupo de enfrentamento ao sobrepeso e à obesidade no município de Serra Negra do Norte (RN)

Considerando o contexto atual de crescimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e, sendo a obesidade um dos principais fatores de risco, associado à inatividade física e à alimentação inadequada, verificou-se a importância de criar um grupo de apoio a pessoas com sobrepeso e obesidade, como uma alternativa para melhoria da qualidade de vida, com ações de educação em saúde e prática de atividade física, incentivando o autocuidado.

Auxiliar indivíduos com sobrepeso/obesidade a reduzir sua massa corporal, prevenir e controlar as comorbidades, promover a autonomia e o autocuidado através de orientação nutricional e prática de atividade física incentivar os hábitos saudáveis. Os usuários foram identificados pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Nasf encaminhados para avaliação e acompanhamento nutricional e apenas os interessados se inscreveram no grupo. Foram realizadas oficinas de educação em saúde quinzenalmente e prática de atividade física orientada, três vezes por semana, no período de abril a dezembro de 2018. Participaram do projeto 12 usuários do gênero feminino. Nas oficinas foram abordadas temáticas ligadas ao assunto obesidade e hábitos saudáveis, técnicas de relaxamento, auriculoterapia, bem como oficinas gastronômicas, utilizando preparações saudáveis, na cozinha comunitária do município. Coube ao profissional nutricionista a coordenação do grupo, com o apoio dos demais profissionais da Atenção Básica.

Entre os participantes, observou-se uma redução, em média, de 9,3% de peso corporal, redução da circunferência da cintura e de níveis pressóricos, melhora no sono e na função intestinal, aumento do consumo de frutas e verduras, redução do consumo de sódio e gorduras, melhora nos exames laboratoriais e aumento da prática de atividade física. Por interagirem e influenciarem-se mutuamente, houve uma melhor adesão dos usuários ao processo de emagrecimento, além de promover o convívio social e o estabelecimento do vínculo usuário – equipes ESF/Nasf, contribuindo para o compromisso com o tratamento, aumento da autoestima e conhecimento, com isso, os profissionais observaram melhora na qualidade de vida dos usuários e na assistência ofertada. O atendimento em grupo auxiliou de forma direta nos fatores relacionados ao sobrepeso e à obesidade, visto que os usuários tiveram uma boa adesão ao tratamento nutricional individualizado, percebendo que a modificação no estilo de vida é o primeiro passo para a diminuição ponderal. Esta experiência ampliou o olhar dos profissionais envolvidos em relação ao indivíduo obeso, reconhecendo todas as suas condições sociais, emocionais e de saúde, favorecendo a eficácia do tratamento.

Principal

Isabelli Cláudia do Nascimento Aranha

isabelliclaudia@gmail.com

Coautores

Ana Maria Gomes dos Santos, Delsulene Araújo de Brito, Thais Nóbrega de Araújo

A prática foi aplicada em

Serra Negra do Norte

Serra Negra do Norte

Serra Negra do Norte

Serra Negra do Norte

Serra Negra do Norte

Serra Negra do Norte

Serra Negra do Norte

Caicó

Serra Negra do Norte

Rio Grande do Norte

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Caicó (RN)

R. Zeco Diniz, 1739, Caicó - RN, 59300-000, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Evaneide da Silva Nóbrega

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

05 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas