- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Considerando o contexto atual de crescimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e, sendo a obesidade um dos principais fatores de risco, associado à inatividade física e à alimentação inadequada, verificou-se a importância de criar um grupo de apoio a pessoas com sobrepeso e obesidade, como uma alternativa para melhoria da qualidade de vida, com ações de educação em saúde e prática de atividade física, incentivando o autocuidado.
Auxiliar indivíduos com sobrepeso/obesidade a reduzir sua massa corporal, prevenir e controlar as comorbidades, promover a autonomia e o autocuidado através de orientação nutricional e prática de atividade física incentivar os hábitos saudáveis. Os usuários foram identificados pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Nasf encaminhados para avaliação e acompanhamento nutricional e apenas os interessados se inscreveram no grupo. Foram realizadas oficinas de educação em saúde quinzenalmente e prática de atividade física orientada, três vezes por semana, no período de abril a dezembro de 2018. Participaram do projeto 12 usuários do gênero feminino. Nas oficinas foram abordadas temáticas ligadas ao assunto obesidade e hábitos saudáveis, técnicas de relaxamento, auriculoterapia, bem como oficinas gastronômicas, utilizando preparações saudáveis, na cozinha comunitária do município. Coube ao profissional nutricionista a coordenação do grupo, com o apoio dos demais profissionais da Atenção Básica.
Entre os participantes, observou-se uma redução, em média, de 9,3% de peso corporal, redução da circunferência da cintura e de níveis pressóricos, melhora no sono e na função intestinal, aumento do consumo de frutas e verduras, redução do consumo de sódio e gorduras, melhora nos exames laboratoriais e aumento da prática de atividade física. Por interagirem e influenciarem-se mutuamente, houve uma melhor adesão dos usuários ao processo de emagrecimento, além de promover o convívio social e o estabelecimento do vínculo usuário – equipes ESF/Nasf, contribuindo para o compromisso com o tratamento, aumento da autoestima e conhecimento, com isso, os profissionais observaram melhora na qualidade de vida dos usuários e na assistência ofertada. O atendimento em grupo auxiliou de forma direta nos fatores relacionados ao sobrepeso e à obesidade, visto que os usuários tiveram uma boa adesão ao tratamento nutricional individualizado, percebendo que a modificação no estilo de vida é o primeiro passo para a diminuição ponderal. Esta experiência ampliou o olhar dos profissionais envolvidos em relação ao indivíduo obeso, reconhecendo todas as suas condições sociais, emocionais e de saúde, favorecendo a eficácia do tratamento.
R. Zeco Diniz, 1739, Caicó - RN, 59300-000, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO