Especializando a gestão da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde: o sucesso não ocorre por acaso

Visando ao aprimoramento das capacidades para o exercício pleno das funções gestoras das Autoridades Sanitárias Locais (ASL) nas Redes de Atenção à Saúde (RAS) em Curitiba, em 2018, realizou-se o curso de Especialização em Gestão do SUS: APS. Fundamentou-se na implantação do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), um sistema lógico que organiza o funcionamento das RAS, articulando as relações entre seus componentes e as intervenções sanitárias, em função: da visão da saúde, das situações demográficas, epidemiológicas e dos determinantes sociais da saúde. Para tal, deve estruturar estratégias de enfrentamento das condições crônicas, contínuas, proativas e integradas. Assim, são necessárias profundas mudanças na forma como as equipes se organizam e se articulam no enfrentamento dos problemas de saúde nos territórios, sendo a atuação dos gestores locais fundamental para o aprimoramento e a qualificação das práticas em saúde e promoverem as mudanças propostas.

Formar os gestores das Unidades Básicas de Saúde de Curitiba, visando a implantação do MACC e melhorar a efetividade da atenção no SUS Curitiba. Bem como, desenvolver competências para serem agentes de transformação do modelo de atenção à saúde. O curso foi realizado por meio de parceria entre a SMS Curitiba e a Escola de Administração Pública. Teve como público-alvo 120 servidores em cargo de ASL nas UBS, com carga horária de 392 horas. A partir do mapeamento das ações-chave, foram definidas áreas de competências, reconhecendo-se capacidades cognitivas, atitudinais e psicomotoras necessárias para autoavaliação, autogestão, tomada de decisão e ação. em virtude da natureza laboral e sua inserção, novos desempenhos seriam exigidos, individuais e em equipe, em decisões dialogadas o substrato para a grade curricular estruturada nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, a partir das múltiplas realidades vivenciadas nos diferentes territórios-saúde.

o curso propiciou o desenvolvimento de competências para as práticas gestoras e em saúde de 120 servidores da SMS Curitiba. Promoveu: adequada territorialização das UBS aprimoramento da implantação das RAS materno-infantil, saúde bucal e saúde mental reconfiguração das ações de planejamento, monitoramento e avaliação da atenção e a ampliação do repertório de práticas gestão local, de cuidado, de promoção da saúde, de gestão da clínica e do caso, de gestão de pessoas, de insumos e medicamentos. Indiretamente, beneficiou os usuários do SUS Curitiba, que agora contam com gestores locais qualificados para promoverem o aprimoramento da atenção à saúde em Curitiba. Investir na formação de gestores locais mostrou ser fundamental para promover as mudanças necessárias no modelo de atenção. A educação é uma aliada. Importante é reconhecer adequadas estratégias educacionais, com metodologias que possibilitem aos alunos identificarem-se como protagonistas dessa mudança. as metodologias ativas de ensino-aprendizagem demonstraram-se potentes, em um currículo estruturado por competências. o sucesso do SUS não ocorre por acaso, exige investimentos nas pessoas.

Principal

Antonio Dercy Silveira Filho

asilveira@sms.curitiba.pr.gov.br

Coautores

Ana Maria Cavalcanti, Ivana Maria Saes Busato, Márcia Cecília Huçulak, Raquel Ferrraro Cubas

A prática foi aplicada em

Curitiba

Curitiba

Curitiba

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba

Rua Atílio Bório, 680 - Cristo Rei, Curitiba - PR, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Márcia Cecília Huçulack

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

19 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas