Olá,

Visitante

1º Audiência Regional de Saúde de Campo: Regionalizar É Preciso – Exercitando A Participação Social e Vencendo Os Vazios Assistenciais

A ideia de um movimento regional de fortalecimento da participação social surge da necessidade da região de colocar o controle social nos debates e não dialogar apenas com os gestores e profissionais de saúde e seria também, uma forma de institucionalizar alguns avanços do trabalho de quase uma década de muitas mãos. Assim nasce a proposta de uma Conferência Regional de Saúde que passou a se chamar Audiência Regional neste primeiro movimento. No dia 22 de fevereiro de 2019 foi realizado a 1ª AUDIÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE na 11º Região de Saúde de Campo Mourão. o evento contou com 200 participantes e foi realizado na Faculdade Integrado. o evento de iniciativa do 11º Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (11º CRESEMS), apoiador do COSEMS/PR e 11º Regional de Saúde, contou com a presença do grande sanitarista e consultor do CONASEMS, Dr. Marcos Franco com a fala de abertura: REGIONALIZAR É PRECISo – EXERCITANDo A PARTICIPAÇÃo SOCIAL E VENCENDo OS VAZIOS ASSISTENCIAIS.

o objetivo desta proposta é de inserir a participação social na discussão da Regionalização do SUS, iniciando este processo pelo envolvimento regional do Controle Social com os 25 Conselhos Municipais de Saúde e formação do Conselho Regional de Saúde Necessidade de ampliar o debate sobre os problemas da região pelo fortalecimento da participação social Parceria CRESEMS, apoiador do COSEMS/PR, Regional de Saúde e Consórcio no alinhamento sobre Regionalização e na organização do evento Convite ao Conselho Estadual de Saúde (CES) para participação no evento Convite aos 25 conselhos municipais de saúde da região, prefeitos, vereadores, prestadores de serviço, promotores do Ministério Público e gestores Encaminhamento do Relatório Final da Audiência aos municípios para debate nas Conferências Municipais para seguir como proposta a Conferência Estadual Preparação 2º fase: organização do Conselho Regional de Saúde e do Planejamento Integrado Regional.

as principais propostas desta 1º Audiência Regional de Saúde foram à formação de um Conselho Regional de Saúde paritário entre os conselheiros dos 25 municípios que compõem a região a realização de Conferência Regional a cada dois anos o compromisso com o debate sobre a regionalização nas Conferências Municipais que estavam próximas o fortalecimento da Atenção Básica nos municípios e o Consórcio Intermunicipal de Saúde como parceiro importante neste processo de regionalização. Após o evento, foi encaminhado a todos os 25 municípios o relatório final da Audiência Regional para discussão nas Conferências Municipais para seguir como propostas. Com esta caminhada, segue-se para a construção do Planejamento Regional Integrado (PRI) da Região.Nas palavras do Prof. Dr. Marcos Franco, esta Audiência Regional de Saúde é histórica para a região e para o SUS, pois teve como objetivo final colocar a participação social no debate do desenho das redes de atenção do SUS e no fortalecimento da região de saúde. Destaque para a fala dos Conselheiros: “o desenho das Redes deve ser o caminho da dor do outro”. Um dia profundo para o território e a constatação de que não ser ente federativo, não impede o fortalecimento da democracia participativa.

Principal

Lilian Welz

lilian.cosems@gmail.com

Coautores

Elenita De Cácia Menoci Mortean, Márcio André Alencar De Almeida, Roberto Rosa Filho, Simone Aparecida Gonçalves, Orlando Augusto

A prática foi aplicada em

Campo Mourão

Paraná

Sul

Instituição

Rua Epitácio Pessoa, Nº 961, Vila Recife, Ubiratã-Pr.

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Eurivelton Wagner Siqueira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal