- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
A regulação municipal deve considerar os princípios do SUS cada gestor coopera na organização do serviço, garantindo fluxo eficiente e otimização dos recursos (Albuquerque et al., 2013). Esse processo regulatório em Ipueiras (CE) até 2016 acontecia em dias pré-determinados com liberação de fichas, desrespeitando prioridades e agendando conforme a fila ordinal, sem considerar a gravidade dos pacientes. Os usuários chegavam e madrugavam na fila por um atendimento que nem sempre era garantido pela demanda enorme e oferta mínima. Nessa situação questionou-se: como acabar com as filas presenciais nas madrugadas, a distribuição de vagas sem critérios de classificação de risco e garantir os princípios do SUS? Assim, este relato visa apresentar a experiência da reorganização da regulação ambulatorial de Ipueiras (CE) substituindo as filas presenciais por filas virtuais que agregaram organização, acolhimento e classificação de graus de prioridade para atendimento.
Descrever a implantação da fila virtual para agendamento, acompanhamento e monitoramento do sistema de regulação ambulatorial de Ipueiras (CE). Trata-se de um relato de experiência iniciado em 2016 no município de Ipueiras (CE) precisamente no setor de Regulação Municipal Ambulatorial. Para a coleta dos dados utilizou-se de informações locais dos sistemas, bem como dados disponíveis na fila virtual em funcionamento. Os dados foram apresentados com figuras que representam a ferramenta e suas funcionalidades, bem como os fluxos existentes.
Para a implantação da fila virtual criou-se uma planilha no Google Drive para registro dos pacientes que necessitavam de regulação ambulatorial, passando estes a serem acolhidos diariamente no setor e não em dias pré-determinados. Essa ferramenta registra todas as demandas, dispõe de campos para inserir prioridades e direcionar o agendamento considerando a necessidade do paciente. Nesta perspectiva, a ferramenta tecnológica passou a garantir o acesso, organização e agendamento considerando os princípios do SUS, resolvendo o problema das filas presenciais e do agendamento por fila ordinal. o uso da fila virtual disponibilizou também outros dados de acompanhamento que são captados e sistematizados por meio de tabelas dinâmicas. A adoção de um sistema de fila virtual permitiu acolher diariamente os usuários e garantir o agendamento com base a gravidade do estado clínico, prezando os princípios da equidade e integralidade do SUS. Além disso, favoreceu a constituição de um banco de dados para o monitoramento e o planejamento de ações. Essa experiência demonstra que apesar da regulação ambulatorial ser um desafio, há ainda inovações possíveis para garantir o direito a integralidade da assistência.
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