Dormir na fila jamais! A experiência da fila virtual na regulação ambulatorial de Ipueiras (CE)

A regulação municipal deve considerar os princípios do SUS cada gestor coopera na organização do serviço, garantindo fluxo eficiente e otimização dos recursos (Albuquerque et al., 2013). Esse processo regulatório em Ipueiras (CE) até 2016 acontecia em dias pré-determinados com liberação de fichas, desrespeitando prioridades e agendando conforme a fila ordinal, sem considerar a gravidade dos pacientes. Os usuários chegavam e madrugavam na fila por um atendimento que nem sempre era garantido pela demanda enorme e oferta mínima. Nessa situação questionou-se: como acabar com as filas presenciais nas madrugadas, a distribuição de vagas sem critérios de classificação de risco e garantir os princípios do SUS? Assim, este relato visa apresentar a experiência da reorganização da regulação ambulatorial de Ipueiras (CE) substituindo as filas presenciais por filas virtuais que agregaram organização, acolhimento e classificação de graus de prioridade para atendimento.

Descrever a implantação da fila virtual para agendamento, acompanhamento e monitoramento do sistema de regulação ambulatorial de Ipueiras (CE). Trata-se de um relato de experiência iniciado em 2016 no município de Ipueiras (CE) precisamente no setor de Regulação Municipal Ambulatorial. Para a coleta dos dados utilizou-se de informações locais dos sistemas, bem como dados disponíveis na fila virtual em funcionamento. Os dados foram apresentados com figuras que representam a ferramenta e suas funcionalidades, bem como os fluxos existentes.

Para a implantação da fila virtual criou-se uma planilha no Google Drive para registro dos pacientes que necessitavam de regulação ambulatorial, passando estes a serem acolhidos diariamente no setor e não em dias pré-determinados. Essa ferramenta registra todas as demandas, dispõe de campos para inserir prioridades e direcionar o agendamento considerando a necessidade do paciente. Nesta perspectiva, a ferramenta tecnológica passou a garantir o acesso, organização e agendamento considerando os princípios do SUS, resolvendo o problema das filas presenciais e do agendamento por fila ordinal. o uso da fila virtual disponibilizou também outros dados de acompanhamento que são captados e sistematizados por meio de tabelas dinâmicas. A adoção de um sistema de fila virtual permitiu acolher diariamente os usuários e garantir o agendamento com base a gravidade do estado clínico, prezando os princípios da equidade e integralidade do SUS. Além disso, favoreceu a constituição de um banco de dados para o monitoramento e o planejamento de ações. Essa experiência demonstra que apesar da regulação ambulatorial ser um desafio, há ainda inovações possíveis para garantir o direito a integralidade da assistência.

Principal

Verineida Sousa Lima

verineida@gmail.com

Coautores

Adriana Moreira Alves E Oliveira

A prática foi aplicada em

Ipueiras

Ipueiras

Ipueiras

Ipueiras

Ipueiras

Ipueiras

Ipueiras

Ipueiras

Ipueiras

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Ipueiras (CE)

R. dos Tabajaras, 268 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE, 60060-510

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Thiago Pinho Aragão

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

17 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

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