O processo de descentralização na saúde transformou o modelo de gestão, transferindo o poder do nível nacional para os demais entes federativos. Frente a esta realidade, destaca-se a criação do Projeto Apoiadores Regionais do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná, que possui como objetivo articular os processos coletivos, buscando outros modos de operar e produzir saúde, contribuindo para a ampliação dos processos de governança, transformando as práticas de saúde e contribuindo para melhorar a qualidade da gestão e da atenção do Sistema Único de Saúde. Entretanto, sabe-se que a implantação de mudanças é permeada de lutas políticas e ideológicas. Assim, o presente estudo se justifica pela necessidade de análise dos entraves políticos ideológicos que permeiam o referido projeto. Acredita-se que os resultados podem desencadear a reformulação de estratégias locorregionais, estaduais e nacionais que sejam voltadas ao fortalecimento dos princípios organizativos do SUS.
Analisar os entraves políticos ideológicos do Projeto Apoiadores Regionais do Cosems Paraná sob a perspectiva de apoiadores regionais e gestores municipais de saúde. Pesquisa qualitativa, avaliativa construtivista enquanto processo social e político. A coleta de dados ocorreu entre os meses de agosto e novembro de 2017, a partir de 15 discussões grupais. Participaram do estudo 89 atores sociais, sendo eles: gestores municipais de saúde e apoiadores regionais do estado do Paraná envolvidos com o projeto apoiadores regionais. A análise de dados ocorreu com a ajuda de um software de análise qualitativa, o interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Para esse estudo, foi realizado um recorte e será apresentado os entraves políticos ideológicos identificados no projeto. O estudo seguiu todos os preceitos éticos da experimentação vigentes.
Os resultados apontaram que os entraves políticos ideológicos identificados no Projeto Apoiadores Regionais são referentes às dificuldades que o Ministério Público tem de compreender quais são as ações necessárias e individuais de cada município e também aos conflitos que ocorrem nas instituições e cenários de saúde e que são permeados por questões políticas ideológicas. Apesar das diversas opiniões sobre distintos assuntos, os gestores municipais e apoiadores regionais seguem os ideais propostos por uma instituição superior. Embora o projeto apoiadores regionais ser permeado de fragilidades e entraves, permanece sendo uma estratégia que tem facilitado uma gestão compartilhada entre os municípios. Assim, acredita-se que a presente pesquisa possibilitará aos envolvidos discussões grupais a respeitos dos achados da pesquisa, que buscarão alternativas para os entraves que impedem sua excelência.
R. Marquês de Abrantes, 250 - Zona 7, Maringá - PR, 87020-170, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO