- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Bragança Paulista (BP) localiza-se no interior da capital São Paulo, possui população estimada de 166.753 habitantes e é o maior município de sua Região de Saúde (RS), composta por 11 municípios de pequeno porte populacional e grande vulnerabilidade social (IBGE, 2019). Em 2016, a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista (SMSA-BP) assinou com os municípios e instituições de ensino da RS o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes regional) compreendido como ação conjunta dos Ministérios da Saúde (MS) e Educação (MEC) para o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade (IESC) e a efetivação dos compromissos da educação com a melhoria dos indicadores de saúde e qualificação dos trabalhadores de saúde. Buscando atingir tais potencialidades como Coordenadora do Coapes regional, a SMSA-BP, por intermédio do Núcleo de Educação Permanente e Integração ensino-serviço-comunidade (NEP-IESC) e Comitê Gestor Local (CGL) tem buscado a sua consolidação na RS.
Apresentar a experiência de BP na coordenação do Coapes regional a partir da descrição das ações para sua consolidação no território, bem como apoiar tecnicamente a construção e a operacionalização em outros municípios e regiões do Estado de São Paulo. A SMSA-BP, a partir de seu NEP-IESC, direcionou esforços para o fortalecimento do CGL e as relações regionais, visando assim a consolidação do contrato no território, a releitura do ensino no SUS e para o SUS e a criação de novas iniciativas educacionais que atingissem toda a RS. Tal organização e resultados positivos renderam ao Coapes regional o desafio de atender outros municípios e RS que buscavam orientações e apoio para contratar o Coapes Nesse sentido, o NEP-IESC da SMSA-SP incluiu em sua agenda ações de cooperação (visitas técnicas, palestras e discussões) com o intuito de demonstrar os caminhos percorridos, oportunidades, possibilidades e a importância do CGL para a IESC.
Dentre os resultados, destacam-se: 1. melhor percepção acerca da necessidade de construção coletiva e cotidiana da IESC nos cenários de prática 2. I Simpósio Regional e I Mostra de experiências exitosas sobre Iesc realizado em 2018 e o qual reuniu mais de 400 participantes em palestras, oficinas de aprendizagem ativa e na apresentação de mais de 40 experiências exitosas 3. a expansão do Coapes regional que atualmente atinge 8 instituições de ensino e os 11 municípios da RS, com atividades em todos eles e 4. as ações de cooperação desenvolvidas entre 2017 e 2019 atingiram mais de 50 municípios de diversas regionais do estado, os quais foram orientados e motivados a discutir e aderir ao Coapes. O SUS em seus 30 anos tem se sustentado e evoluído pela construção coletiva e solidária dos que acreditam e valorizam suas práticas. Desse modo, pensar o ensino no SUS e para o SUS sem valorizar competências como a cooperação seria contraditório. o Coapes representa mais que regras contratuais, mas uma rede de cooperação que possibilita os usuários melhores condições de vida e saúde. Assim sendo, cooperar com a sua expansão e consolidação é cooperar com o SUS e com o ensino em saúde do país.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO