- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Estratégia Saúde da Família (ESF) do Novo Horizonte está situada no distrito oeste da capital, cobrindo parte dos bairros de Bom Pastor e Quintas com 10 mil usuários na área (IBGE, 2010). Em 2009, houve a implantação do acolhimento enquanto eixo transversal na linha do cuidado na lógica do “Posso Ajudar?” como fio condutor do usuário. Com adequação das agendas e estruturação da escuta rápida e qualificada para resolutividade da demanda espontânea, a partir de agosto de 2016, alcançando o ideal de melhoria do acesso na atenção básica com o acesso avançado.
Melhorar acesso e qualificar o cuidado através da institucionalização da escuta rápida e qualificada, proporcionar maior autonomia aos profissionais e usuários, aproximar o atendimento das necessidade das demandas diárias dos usuários, melhorar o clima. O projeto iniciou com os estagiários de medicina em saúde coletiva da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN) com avaliação das práticas de acolhimento existentes, evidenciando seus limites, e a partir da discussão com a equipe, foi formulada e apresentada a proposta de implantação do acesso adequado, que após negociação com a equipe foi implantada de modo progressivo, alterando os modos de escuta, com a instituição da escuta rápida e qualificada, adequação da agenda de trabalho dos médicos e enfermeiros, a qualificação em processo dos profissionais das equipes e o diálogo com os usuários. A experiência requer contínua avaliação pela equipe, e ajustes têm sido feitos para aprimorar o processo de mudanças.
Institucionalização da escuta rápida na porta de entrada, mantendo os profissionais da recepção bem informados e em consonância com as condutas dos demais setores. Maior autonomia dos técnicos de enfermagem que fazem avaliação da sala de espera e comunicação entre profissionais de nível superior e recepção. Institucionalização da escuta qualificada com enfermeiros. Aumento no nível de reflexão dos usuários sobre a construção do processo de cuidado. Valorização profissional do enfermeiro com aumento da resolutividade da consulta de enfermagem. Aumento das trocas entre os profissionais do nível superior, maior quantidade de interconsultas e encaminhamentos internos, aumentando a resolução de casos no dia. Fim das filas na madrugada. Dar conta da demanda espontânea é uma decisão da instituição e desafio diário, mas é a única forma de não fazer o usuário sofrer em peregrinações, desafogando as unidades de pronto atendimento de demandas da atenção básica. A autonomia da recepção e equipe consistida é o que possibilita o início de boas decisões, continuadas pela avaliação dos técnicos de enfermagem que preparam para a escuta qualificada com os enfermeiros, consulta médica, agendamento da consulta médica ou de enfermagem.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO