Acesso avançado na Unidade Básica de Saúde Novo Horizonte: processo de implantação e resultados

Estratégia Saúde da Família (ESF) do Novo Horizonte está situada no distrito oeste da capital, cobrindo parte dos bairros de Bom Pastor e Quintas com 10 mil usuários na área (IBGE, 2010). Em 2009, houve a implantação do acolhimento enquanto eixo transversal na linha do cuidado na lógica do “Posso Ajudar?” como fio condutor do usuário. Com adequação das agendas e estruturação da escuta rápida e qualificada para resolutividade da demanda espontânea, a partir de agosto de 2016, alcançando o ideal de melhoria do acesso na atenção básica com o acesso avançado.

Melhorar acesso e qualificar o cuidado através da institucionalização da escuta rápida e qualificada, proporcionar maior autonomia aos profissionais e usuários, aproximar o atendimento das necessidade das demandas diárias dos usuários, melhorar o clima. O projeto iniciou com os estagiários de medicina em saúde coletiva da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN) com avaliação das práticas de acolhimento existentes, evidenciando seus limites, e a partir da discussão com a equipe, foi formulada e apresentada a proposta de implantação do acesso adequado, que após negociação com a equipe foi implantada de modo progressivo, alterando os modos de escuta, com a instituição da escuta rápida e qualificada, adequação da agenda de trabalho dos médicos e enfermeiros, a qualificação em processo dos profissionais das equipes e o diálogo com os usuários. A experiência requer contínua avaliação pela equipe, e ajustes têm sido feitos para aprimorar o processo de mudanças.

Institucionalização da escuta rápida na porta de entrada, mantendo os profissionais da recepção bem informados e em consonância com as condutas dos demais setores. Maior autonomia dos técnicos de enfermagem que fazem avaliação da sala de espera e comunicação entre profissionais de nível superior e recepção. Institucionalização da escuta qualificada com enfermeiros. Aumento no nível de reflexão dos usuários sobre a construção do processo de cuidado. Valorização profissional do enfermeiro com aumento da resolutividade da consulta de enfermagem. Aumento das trocas entre os profissionais do nível superior, maior quantidade de interconsultas e encaminhamentos internos, aumentando a resolução de casos no dia. Fim das filas na madrugada. Dar conta da demanda espontânea é uma decisão da instituição e desafio diário, mas é a única forma de não fazer o usuário sofrer em peregrinações, desafogando as unidades de pronto atendimento de demandas da atenção básica. A autonomia da recepção e equipe consistida é o que possibilita o início de boas decisões, continuadas pela avaliação dos técnicos de enfermagem que preparam para a escuta qualificada com os enfermeiros, consulta médica, agendamento da consulta médica ou de enfermagem.

Principal

Hugo Diógenes Souza Bezerra

hugodsb@gmail.com

Coautores

Maria Penha de Medeiros

A prática foi aplicada em

Natal

Natal

Natal

Natal

Natal

Natal

Natal

Parnamirim

Natal

Rio Grande do Norte

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Estratégia Saúde da Família (ESF) do Novo Horizonte

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Maria Penha De Medeiros

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

03 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

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