Olá,

Visitante

o Trabalho em Rede como Propulsor da Atenção Integral À Saúde da Pessoa com Deficiência

Este trabalho propõe apresentar a experiência do trabalho em rede, relativo aos cuidados à pessoa com deficiência no âmbito do SUS. Envolvendo a 19ª Coordenadoria Regional de Saúde – SES/RS, municípios, APAEs e o Centro Especializado em Reabilitação – CER III, esse trabalho aprimorou-se nos anos de 2017 e 2018, região de saúde 15 do RS, visando potencializar as ações da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência – RCPcD e contribuir para que o usuário tenha o direito à integralidade do cuidado. o pressuposto de aperfeiçoar a RCPcD a nível regional foi de averiguar a possibilidade de otimizar recursos, intensificar o cuidado intersetorial, facilitar o acesso do usuário aos serviços de reabilitação e contribuir para o processo de inclusão social da pessoa com deficiência. Assim, esta proposta justifica-se por ser uma ferramenta de gestão em saúde bastante eficaz, de caráter transformador que contribui para dar melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência.

Potencializar as ações da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência no SUS, com foco na integralidade e continuidade do cuidado nas áreas da deficiência auditiva, física, visual e intelectual. as ações da RCPcD inicia com a busca ativa e atendimento pelos serviços da atenção primária em saúde (quando necessário também pela atenção especializada), onde os usuários são acompanhados, avaliados e inseridos no sistema de regulação para acesso aos serviços especializados em reabilitação – CER III e APAEs. A regulação é realizada por profissionais da 19ª CRS que utilizam critérios técnicos e equânimes para regular o acesso a esses serviços. Inserido no serviço o usuário é avaliado e acompanhado pela equipe técnica que oferece o tratamento, órtese, prótese e material especial adequado a cada caso. Este ciclo de ações envolve recursos das 3 esferas de governo e a equipe da SES/RS monitora e avalia as ações da rede.

em 2015/2016 a fila de espera pelos serviços de reabilitação era extensa na região, porém, nos anos de 2017/2018, o trabalho de potencialização da rede e otimização dos recursos permitiram zerar a fila de espera na reabilitação física e diminuir o tempo de espera na visual. Também, essas articulações e a construção de parcerias entre os serviços possibilitaram disponibilizar o acesso ao serviço de reabilitação intelectual e a exames diagnósticos na reabilitação auditiva. Ressalta-se que foi feito encontros com os agentes comunitários de saúde, em parceria com a atenção básica, a fim de formar agentes multiplicadores para identificar as pessoas com deficiência nas regiões de saúde e divulgar os serviços de reabilitação ofertados pelo SUS.Os resultados alcançados mostraram que a potencialização das ações na RCPcD facilitou o acesso do usuário aos serviços e ampliou os atendimentos. A articulação entre os níveis de atenção à saúde propiciou o cuidado continuado e integral à pessoa com deficiência. Assim, superar desafios na saúde é avançar na qualificação da atenção e da gestão em saúde, pois reabilitar não envolve apenas reconstruir habilidades perdidas, mas inclui aspectos emocionais, sociais, autoestima e qualidade de vida.

Principal

Elizabet Pazetto Dos Anjos

elizabet-anjos@saude.rs.gov.br

Coautores

Joicieli Ghesti De Moraes

A prática foi aplicada em

Frederico Westphalen

Rio Grande do Sul

Sul

Instituição

Rua Alfredo Albert, 320. Apt. 102- Cep: 98400-000, Frederico Westphalen/Rs

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Arita Bergmann

Conta vinculada

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal