- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
No município de Vitória (ES) o acesso a tratamento odontológico é precedido de classificação de necessidade de atenção clínica que ocorre nos atendimentos de urgência, livre demanda e atenção extra clínica (domiciliar).
O acesso a serviços odontológicos do SUS constitui um dos problemas enfrentados no cotidiano das unidades básicas de saúde (UBS), sendo um desafio romper com aparatos que dificultam o acesso como dias de agendamento, fichas, triagens e livros de espera e avançar no sentido da universalidade e equidade.
As principais dificuldades estão relacionadas com a adesão e resistência de alguns profissionais em romper com um paradigma que privilegia o acesso pela ordem de chegada ou de grupos pré-definidos excluindo muitas vezes segmentos populacionais com reais necessidades de saúde ou em vulnerabilidade social. A atenção odontológica que garante acesso para todos, com prioridade de atenção integral para pessoas com maior vulnerabilidade clínica ou social cumpre como os princípios de universalidade e equidade mostrando que aqui tem SUS.
R. Eng. Guilherme José Monjardim Varejão, 225 - Enseada do Suá, Vitória - ES, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO