Acesso aos serviços de saúde bucal nas unidades básicas de saúde de Vitória (ES)

No município de Vitória (ES) o acesso a tratamento odontológico é precedido de classificação de necessidade de atenção clínica que ocorre nos atendimentos de urgência, livre demanda e atenção extra clínica (domiciliar).

O acesso a serviços odontológicos do SUS constitui um dos problemas enfrentados no cotidiano das unidades básicas de saúde (UBS), sendo um desafio romper com aparatos que dificultam o acesso como dias de agendamento, fichas, triagens e livros de espera e avançar no sentido da universalidade e equidade.

As principais dificuldades estão relacionadas com a adesão e resistência de alguns profissionais em romper com um paradigma que privilegia o acesso pela ordem de chegada ou de grupos pré-definidos excluindo muitas vezes segmentos populacionais com reais necessidades de saúde ou em vulnerabilidade social. A atenção odontológica que garante acesso para todos, com prioridade de atenção integral para pessoas com maior vulnerabilidade clínica ou social cumpre como os princípios de universalidade e equidade mostrando que aqui tem SUS.

Principal

Verúscia Frizzera Musso

saude.bucal@correio1.vitoria.es.gov.br

Coautores

Verúscia Frizzera Musso

A prática foi aplicada em

Vitória

Espírito Santo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria de Estado da Saúde (SESA)

R. Eng. Guilherme José Monjardim Varejão, 225 - Enseada do Suá, Vitória - ES, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Verúscia Frizzera Musso

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

06 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas